PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS SOBRE SUA QUALIDADE DE VIDA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/revsap.v11i1.12914

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo analisar os distintos fatores que impactam a qualidade de vida do estudante universitário de psicologia, através da verificação da percepção individual do aluno em relação à sua qualidade de vida, considerando que o estudo ocorreu durante o período pandêmico. Para tal foi usada uma metodologia qualitativa, onde os participantes foram submetidos a um questionário e a um processo de entrevista, com perguntas criadas a partir de uma adaptação qualitativa, dos domínios elencados pela escala de qualidade de vida WHOQOLBREF. Os dados foram analisados usando a técnica de analise temática dialógica, onde a qualidade de vida e os domínios (físico, psicológico, social e ambiental), serviram de tema e subtemas. Foi constatado, principalmente, que os participantes são impactados na qualidade de vida, no que diz respeito a qualidade de sono; a presença e interação social com religiosos no âmbito universitário; a relação com os professores e a sua própria relação com os estudos. Conclui-se então que a qualidade de vida é um assunto multifacetado, que afeta cada pessoa de forma distinta, a depender do contexto socioemocional e histórico cultural de cada pessoa.

Palavras-chave: Qualidade de vida. Estudantes universitários. Ensino superior.

Biografia do Autor

  • Thiago Trévia Menezes Queiroz, Faculdade Luciano Feijão

    Estudante de Graduação em Psicologia na Faculdade Luciano Feijão (FLF). Pesquisador no Programa de Iniciação Científica da Faculdade Luciano Feijão.

  • José Umbelino Gonçalves Neto, Faculdade Luciano Feijão

    Doutor em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (conclusão 2019.2). Pesquisador no Programa Institucional de Bolsa de Pesquisador da Faculdade Luciano Feijão.

  • Alexsandra Maria Sousa Silva, Faculdade Luciano Feijão

    Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) (conclusão 2020.1). Pesquisadora no Programa Institucional de Bolsa de Pesquisador da Faculdade Luciano Feijão.

Publicado

2022-12-15

Edição

Seção

Artigos