PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS SOBRE SUA QUALIDADE DE VIDA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.31668/revsap.v11i1.12914Resumo
O presente trabalho teve como objetivo analisar os distintos fatores que impactam a qualidade de vida do estudante universitário de psicologia, através da verificação da percepção individual do aluno em relação à sua qualidade de vida, considerando que o estudo ocorreu durante o período pandêmico. Para tal foi usada uma metodologia qualitativa, onde os participantes foram submetidos a um questionário e a um processo de entrevista, com perguntas criadas a partir de uma adaptação qualitativa, dos domínios elencados pela escala de qualidade de vida WHOQOLBREF. Os dados foram analisados usando a técnica de analise temática dialógica, onde a qualidade de vida e os domínios (físico, psicológico, social e ambiental), serviram de tema e subtemas. Foi constatado, principalmente, que os participantes são impactados na qualidade de vida, no que diz respeito a qualidade de sono; a presença e interação social com religiosos no âmbito universitário; a relação com os professores e a sua própria relação com os estudos. Conclui-se então que a qualidade de vida é um assunto multifacetado, que afeta cada pessoa de forma distinta, a depender do contexto socioemocional e histórico cultural de cada pessoa.
Palavras-chave: Qualidade de vida. Estudantes universitários. Ensino superior.
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