A EDUCAÇÃO NO E DO CAMPO NOS PLANOS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO – 2001 e 2014
DOI:
https://doi.org/10.31668/revsap.v11i1.13172Resumo
A educação no campo é resultado de anseios e reivindicações de movimentos sociais e da população agrária brasileira. Este artigo investiga a história e o caminhar da educação do campo no Brasil dentro dos Planos Nacionais de Educação (PNE) de 2001 e 2014, utilizando o estudo da narrativa e análise documental. Após o estudo dos dados concluímos que só agora a educação do campo teve visibilidade no Plano Nacional de Educação, haja vista só termos menção à essa modalidade de ensino de forma direta no PNE de 2014, pois até então o tema, tratado apenas como uma “escola rural” e em alguns pontos específicos do PNE de 2001 não garantiu a relevância que essa modalidade educacional almejava. Conclui-se que a educação do campo, apesar de algumas conquistas ainda se encontra aquém do que se aspira para essa modalidade de ensino. Ainda encontramos altos índices de evasão e distorção com relação à escola urbana.
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