LEVANTAMENTO ETNOBOTÂNICO COM IDOSOS DA COMUNIDADE, SERRA DE ITIÚBA-BA E A IMPORTÂNCIA DO SABER CULTURAL

Autores

  • José Raimundo Pereira da Silva Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Braz José do Nascimento Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Maria Jaciane de Almeida Campelo Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • René Geral Cordeiro Silva Júnior Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.31668/revsap.v11i2.13467

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo um levantamento etnobotânico das espécies de plantas, medicinais na comunidade, bem como, poder contribuir com a divulgação da cultura identitária a partir da socialização com os alunos da educação básica na escola Inácia Pinto. A comunidade da Serra de Itiúba-BA é rica em plantas nativas e frutíferas. Logo é fácil notar as marcas das ações antrópicas, ao transitar por alguns espaços, é visível que cada vez tem se diminuído essa vegetação. A ausência e escassez de plantas nativas e frutíferas que vem ocorrendo na comunidade da Serra de Itiúba, nos causa inquietação, pois outrora a Serra sempre foi composta por uma vasta flora e fauna. Para realização da pesquisa nos apropriamos de uma abordagem qualitativa, tendo como sujeitos participantes da pesquisa, dez (10) famílias, senhores (srª), pessoas mais velhas da comunidade, enquanto que os alunos da educação básica, Escola Inácia Pinto, participaram como meio de socialização. Para a coleta das informações, utilizamos como instrumento a entrevista semiestruturada. Realizou-se a palestra com destaque para o e com o meio ambiente, levantamento etnobotânico para que assim, possamos contribuir e reforçar a cultura local de forma a somar com a conscientização e melhoria, lutando na busca de parcerias e conhecimentos científicos que contribuam para nossa sociedade. Nos apropriamos de alguns teóricos para nortear nosso trabalho: Cavalcanti (2015), Rosa (2010), Lenzi, (2006), Milton Santos, (2006)

Biografia do Autor

  • Braz José do Nascimento, Universidade Federal do Vale do São Francisco
    PROF. DR. BRAZ JOSÉ DO NASCIMENTO JÚNIOR
    Cirurgião-Dentista - Doutor em Ciências Farmacêuticas
    Docente da Disciplina de Morfologia Humana (Graduação - CFARM)
    Docente Permanente do Mestrado em Extensão Rural (PPGExR) Coordenador do GEPALES Vale - Grupo de Estudo em Plantas Medicinais e Atividades Lúdicas na Educação em Saúde
    Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
    Av. José Sá Maniçoba, s/n, Centro, CEP 56.304-917, Petrolina-PE
  • Maria Jaciane de Almeida Campelo, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Possui graduação em Bacharelado em Ciencias Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1995), mestrado em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco (1999) e doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco (2005). Atualmente é professora Associada II da Universidade Federal do Vale do São Francisco.

  • René Geral Cordeiro Silva Júnior, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1996), mestrado em Zootecnia - Departamento de Zootecnia (2000) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2005). Atualmente é docente Titular da Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)

Publicado

2023-06-13

Edição

Seção

Artigos