LEVANTAMENTO ETNOBOTÂNICO COM IDOSOS DA COMUNIDADE, SERRA DE ITIÚBA-BA E A IMPORTÂNCIA DO SABER CULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.31668/revsap.v11i2.13467Resumo
O presente trabalho tem por objetivo um levantamento etnobotânico das espécies de plantas, medicinais na comunidade, bem como, poder contribuir com a divulgação da cultura identitária a partir da socialização com os alunos da educação básica na escola Inácia Pinto. A comunidade da Serra de Itiúba-BA é rica em plantas nativas e frutíferas. Logo é fácil notar as marcas das ações antrópicas, ao transitar por alguns espaços, é visível que cada vez tem se diminuído essa vegetação. A ausência e escassez de plantas nativas e frutíferas que vem ocorrendo na comunidade da Serra de Itiúba, nos causa inquietação, pois outrora a Serra sempre foi composta por uma vasta flora e fauna. Para realização da pesquisa nos apropriamos de uma abordagem qualitativa, tendo como sujeitos participantes da pesquisa, dez (10) famílias, senhores (srª), pessoas mais velhas da comunidade, enquanto que os alunos da educação básica, Escola Inácia Pinto, participaram como meio de socialização. Para a coleta das informações, utilizamos como instrumento a entrevista semiestruturada. Realizou-se a palestra com destaque para o e com o meio ambiente, levantamento etnobotânico para que assim, possamos contribuir e reforçar a cultura local de forma a somar com a conscientização e melhoria, lutando na busca de parcerias e conhecimentos científicos que contribuam para nossa sociedade. Nos apropriamos de alguns teóricos para nortear nosso trabalho: Cavalcanti (2015), Rosa (2010), Lenzi, (2006), Milton Santos, (2006)
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).