ESTABILIDADE DOS AGREGADOS SOB EFEITO DO FOGO NO PARQUE NACIONAL DAS EMAS
DOI:
https://doi.org/10.31668/revsap.v12i1.13479Resumo
O uso do fogo tem desempenho fundamental nos impactos causados no solo. O efeito do fogo altera, direta ou indiretamente, as características físicas, químicas, morfológicas e biológicas dos solos, como o pH, teor de nutrientes e carbono, biodiversidade da micro, meso e macrofauna, temperatura, porosidade, densidade, e na granulometria. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi verificar o efeito da temperatura na estabilidade dos agregados do solo, buscando aplicar diferentes índices para mensurar possíveis mudanças na distribuição e na estabilidade de agregados no Parque Nacional da Emas (PNE), situado no estado de Goiás e Mato Grosso do Sul, Brasil. O estudo foi realizado em quatro pontos distintos, sendo dois em áreas queimadas e dois em áreas não queimadas. Avaliou-se o comportamento da estabilidade dos agregados sob o efeito do fogo e das classes dos agregados. Para qualificar os agregados foram usados três índices para parâmetro: agregado retido na peneira em porcentagem, diâmetro médio e estabilidade dos agregados em porcentagem. Como resultado observou-se que sob o efeito do fogo, a estabilidade dos agregados foi significantemente superior no solo não queimado comparado ao queimado. Assim, é notória a importância do estudo da estabilidade da agregação, pois a mesma, integra os efeitos combinados de diversos atributos e/ou processos do solo, revelando-se como um importante indicador físico da qualidade do solo, de grande relevância nas decisões quanto ao uso e ao manejo do mesmo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).