OS NOVELOS DA CRISE:
PIO VARGAS E A TRADIÇÃO DA POESIA MODERNA
DOI:
https://doi.org/10.31668/revsap.v11i2.13911Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar a obra Os Novelos do Acaso (E o ofício de afagar efêmeros), de Pio Vargas, publicada, postumamente, em 1991. O aspecto meteórico e trágico de sua breve existência fez com que sua fortuna crítica fosse quase toda reduzida a comentários de cunho impressionista, marcados pelo psicologismo. Diante disso, tem-se o intuito de analisar a obra à luz da tradição da poesia moderna e, especificamente, à luz das especificidades da poesia produzida no Brasil a partir da década de 1980. Para isso, dividiu-se este estudo em três partes. Na primeira, pretende-se discutir o reducionismo da crítica em torno da obra de Pio Vargas. Na segunda, serão retomados alguns elementos históricos e teóricos no intuito de localizar a obra do poeta iporaense na tradição da poesia moderna. Por fim, será realizada a análise da obra que é objeto deste estudo. Como fundamentação, dentre outras obras que deram suporte para a pesquisa, destacam-se Hugo Friedrich (1978), Octávio Paz (2014) e Marcos Siscar (2010).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).