JOGO HARVEST TOWN E O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA:POSSIBILIDADES
DOI:
https://doi.org/10.31668/revsap.v11i2.14027Resumo
Com este artigo objetivamos analisar a integração de jogos digitais para ensino da língua inglesa de modo prático e democrático, na medida em que os jogos fazem parte do cotidiano de boa parte dos alunos do ensino regular. Dessa forma, selecionamos o jogo de RPG Harvest Town e o analisamos utilizando o modelo RETAIN, desenvolvida por Gunter, Kenny e Vick (2008) e os princípios de aprendizagem dos bons jogos, com base em Gee (2009), pois entendemos que ambos validam aspectos relevantes, imersíveis, fantasiosos e pedagógicos. Nessa linha de pensamento, consideramos o jogo de RPG Harvest Town, desenvolvido em 2020, como uma outra proposta para o ensino da língua inglesa pelos professores de modo mais dinâmico, educativo e atrativo aos alunos. Os resultados sugerem que o jogo pode colaborar para com o desenvolvimento lógico e psíquico, o aumento do vocabulário e construção dos elementos linguísticos a partir de experiências jogáveis semelhantes à vida real como consequências favoráveis dos jogos. Além disso, pudemos perceber, por meio das análises, que existe a possibilidade de os jogos serem uma ferramenta auxiliar à aprendizagem da língua inglesa, no que concerne à construção de conhecimento, habilidades ampliadas estipuladas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e uma ferramenta que pode auxiliar os professores nesse processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa.
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