JOGO HARVEST TOWN E O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA:POSSIBILIDADES

Autores

  • Márcia Aparecida Silva Universidade Estadual de Goiás
  • Geovanna de Caldas Britto Universidade Estudual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.31668/revsap.v11i2.14027

Resumo

Com este artigo objetivamos analisar a integração de jogos digitais para ensino da língua inglesa de modo prático e democrático, na medida em que os jogos fazem parte do cotidiano de boa parte dos alunos do ensino regular. Dessa forma, selecionamos o jogo de RPG Harvest Town e o analisamos utilizando o modelo RETAIN, desenvolvida por Gunter, Kenny e Vick (2008) e os princípios de aprendizagem dos bons jogos, com base em Gee (2009), pois entendemos que ambos validam aspectos relevantes, imersíveis, fantasiosos e pedagógicos. Nessa linha de pensamento, consideramos o jogo de RPG Harvest Town, desenvolvido em 2020, como uma outra proposta para o ensino da língua inglesa pelos professores de modo mais dinâmico, educativo e atrativo aos alunos. Os resultados sugerem que o jogo pode colaborar para com o desenvolvimento lógico e psíquico, o aumento do vocabulário e construção dos elementos linguísticos a partir de experiências jogáveis semelhantes à vida real como consequências favoráveis dos jogos. Além disso, pudemos perceber, por meio das análises, que existe a possibilidade de os jogos serem uma ferramenta auxiliar à aprendizagem da língua inglesa, no que concerne à construção de conhecimento, habilidades ampliadas estipuladas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e uma ferramenta que pode auxiliar os professores nesse processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa.

Biografia do Autor

  • Márcia Aparecida Silva, Universidade Estadual de Goiás

    Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia e Mestre em Estudos Linguísticos pela mesma instituição, com estágio de pesquisa como visiting student na Universidade de Alberta, Canadá. Graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba. Atualmente, é professora na Universidade Estadual de Goiás, no curso de Letras. Tem interesse em pesquisas que envolvem o processo de ensino e de aprendizagem de línguas e tecnologias digitais.

  • Geovanna de Caldas Britto, Universidade Estudual de Goiás

    ós-graduanda em Ensino da Literatura e Produção de Textos em Língua Inglesa. Especialista em Teoria da Literatura e Produção Textual, pela Faculdade Focus (2022-2023). Formada em Letras - Português/Inglês e suas respectivas literaturas, pela Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Iporá (2018-2022). Desenvolveu pesquisa sobre a utilização de jogos digitais no processo de aprendizagem da língua inglesa, sob orientação da Prof. Dra. Márcia Aparecida Silva. Participante do Núcleo de estudos em linguística aplicada - NELAC da UnU- Iporá. Egressa do curso Técnico em Informática pelo Instituto Federal Goiano - campus Iporá, onde realizou pesquisa relacionada ao desenvolvimento de sistemas (2015-2017). Atuou pelo Instituto Federal Goiano - campus Iporá como bolsista do programa PIBIC-Jr, sob a orientação do Prof. Dr. Bruno Silva de Oliveira, na área de Literatura Fantástica (2016-2017). Atuou pela UnU- Iporá como bolsista do programa PIBID, sob orientação da Prof. Dra. Liliam de Oliveira, na área de língua portuguesa (2018-2019).

Publicado

2023-06-13

Edição

Seção

Artigos