MOBILIDADE E TRANSPORTES URBANOS EM IPORÁ-GO
DOI:
https://doi.org/10.31668/revsap.v11i2.14074Resumo
O município de Iporá possui população estimada de apenas 35.284 habitantes (2022), contudo sua malha urbana se expandiu para além da demanda demográfica, gerando vazios urbanos que impactam negativamente a mobilidade urbana. Seguindo a tendência nacional e estadual, a frota de veículos aumentou exponencialmente nos últimos 15 anos. A presente pesquisa teve como objetivo analisar a situação da mobilidade urbana da cidade de Iporá, considerando-se variáveis sociais e espaciais, como o local de residência, renda e meio de transporte mais utilizado. Analisaram-se estatísticas oficiais de trânsito e aplicaram-se questionários a 120 pessoas que haviam se deslocado para seis importantes centralidades urbanas e a 20 pessoas moradoras de dois bairros periféricos da cidade. Verificou-se que, apesar do aumento da frota de veículos, a população pobre e periférica ainda enfrenta dificuldades para se deslocar, em função da sua condição socioeconômica e da estruturação segregadora do espaço urbano de Iporá. Os entrevistados demonstraram apoio a uma possível implantação de sistema de transporte coletivo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).