VARIABILIDADE DOS TOTAIS ANUAIS DE CHUVA EM GOIÁS E NO DISTRITO FEDERAL

ANÁLISE SOBRE A PARTICIPAÇÃO DO EL NIÑO OSCILAÇÃO SUL (ENOS)

Autores

  • Washington Silva Alves Universidade Estadual de Goiás - Campus de Iporá
  • João Batista Pereira Cabral Unversidade Federal de Jataí
  • Diego Tarley Nascimento Universidade Federal de Goiás
  • Divino José Oliveira Universidade Estadual de Goiás - Unidade de Iporá

DOI:

https://doi.org/10.31668/revsap.v11i2.14091

Resumo

O objetivo desta pesquisa consistiu em analisar as influências do ENOS e da ODP na variabilidade dos totais anuais de chuva em Goiás e no Distrito Federal, a partir dos dados pluviométricos de 40 estações da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), entre os anos hidrológicos de 1975/1976 a 2015/2016. Os dados pluviométricos foram organizados em planilhas de cálculo e em seguida foi gerada a frequência absoluta dos padrões de chuva que foram relacionados com as fases do ENOS e da ODP. Também foi aplicado Teste t de Student e o teste da Análise de Variância (ANOVA) para averiguar se as diferenças entre os totais anuais de chuva, obtidos nas diferentes fases do ENOS e da ODP, apresentaram diferenças estatisticamente significativas e se a variabilidade espacial das chuvas também foi significativa. Os resultados evidenciaram que houve maior frequência do padrão chuvoso durante os anos considerados neutros e na condição de El Niño durante a fase quente da ODP. Houve maior frequência do padrão seco nas regiões pluviométricas ao norte da área de estudo e na região de Jataí durante a condição de La Niña em ambas as fases da ODP.

 

Biografia do Autor

  • Washington Silva Alves, Universidade Estadual de Goiás - Campus de Iporá
    Mestre em Geografia pela UFG - Regional de Jataí (2014), Especialista em Gestão e Conservação do Meio Ambiente pela FMB (Faculdades Montes Belos) em 2010, Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás (2008). Atualmente é professor e coordenador do curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás, Campus de Iporá. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física atuando principalmente nos seguintes temas: Climatologia Geográfica e HIdrogeografia. Atualmente também coordena e desenvolve pesquisas na área de Clima Urbano, Clima Rural, Estudos sobre Chuva e Análise Morfométrica de Bacias Hidrográficas.
  • João Batista Pereira Cabral, Unversidade Federal de Jataí

    Graduado em Geografia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Imaculada Conceição (1994). Mestre em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus Rio Claro (2001). Doutor em Geologia pela Universidade Federal do Paraná (2006). Pós-Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Jataí, Editor Chefe da revista científica Geoambiente On-line, pesquisador na área de Geociências com ênfase em Geografia Física e Geologia Ambiental, atuando principalmente nas linhas de pesquisa: Recursos Hídricos (Índice de Qualidade da Água e Índice de Estado Trófico); Aspectos Hidroclimáticos; Hidrossedimentologia; Geotecnologias Aplicada ao Estudo de Bacias Hidrográficas e Recursos Hídricos

  • Diego Tarley Nascimento, Universidade Federal de Goiás

    Possui Graduação (2009), Mestrado (2011) e Doutorado (2016) em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Tem experiência profissional como consultor ambiental e docente de ensino superior, tendo atuado como consultor em geoprocessamento na Petrobrás e em Furnas Centrais Elétricas e docente na Faculdade Católica de Anápolis, na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) e na Universidade Estadual de Goiás (UEG - Câmpus Iporá). Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal de Goiás, atuando na área de Geografia Física e Geomática, com ênfase em Cartografia, Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto e Climatologia. Também é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Cora Coralina, orientando no Mestrado. É bolsista produtividade em pesquisa pelo CNPQ (PQ-2).

  • Divino José Oliveira, Universidade Estadual de Goiás - Unidade de Iporá

    Possui Doutorado em Geografia pela UFG-Regional Jataí (2021); Mestrado em Geografia pela UFG Regional Jataí-GO (2014); Especialista em Educação para Diversidade e Cidadania pela UFG-Faculdade de Direito (2012). Especialista em Desenvolvimento Regional e Planejamento Turístico pela UEG (2006). Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás (2002). É professor na UEG-UnU Iporá desde 2007. Atualmente é coordenador setorial do curso de Geografia da UEG-Unidade de Iporá.

Publicado

2023-06-13

Edição

Seção

Artigos