VARIABILIDADE DOS TOTAIS ANUAIS DE CHUVA EM GOIÁS E NO DISTRITO FEDERAL
ANÁLISE SOBRE A PARTICIPAÇÃO DO EL NIÑO OSCILAÇÃO SUL (ENOS)
DOI:
https://doi.org/10.31668/revsap.v11i2.14091Resumo
O objetivo desta pesquisa consistiu em analisar as influências do ENOS e da ODP na variabilidade dos totais anuais de chuva em Goiás e no Distrito Federal, a partir dos dados pluviométricos de 40 estações da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), entre os anos hidrológicos de 1975/1976 a 2015/2016. Os dados pluviométricos foram organizados em planilhas de cálculo e em seguida foi gerada a frequência absoluta dos padrões de chuva que foram relacionados com as fases do ENOS e da ODP. Também foi aplicado Teste t de Student e o teste da Análise de Variância (ANOVA) para averiguar se as diferenças entre os totais anuais de chuva, obtidos nas diferentes fases do ENOS e da ODP, apresentaram diferenças estatisticamente significativas e se a variabilidade espacial das chuvas também foi significativa. Os resultados evidenciaram que houve maior frequência do padrão chuvoso durante os anos considerados neutros e na condição de El Niño durante a fase quente da ODP. Houve maior frequência do padrão seco nas regiões pluviométricas ao norte da área de estudo e na região de Jataí durante a condição de La Niña em ambas as fases da ODP.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).