A OBRIGAÇÃO SOCIOFUNCIONAL AMBIENTAL COMO PARTE INTEGRANTE DA LEGÍTIMA PROPRIEDADE AGRÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.31668/revsap.v12i5.14234Resumo
A Constituição Federal de 1988 eleva a função social da propriedade à categoria de direito fundamental constitucional, além de apresentá-la como um princípio da ordem econômica, com previsão nas determinações constitucionais da política urbana, agrícola e fundiária brasileira, provocando alterações substanciais no modo de compreendermos a propriedade e o seu direito. No tocante à função social da propriedade agrária, sabe-se que a mesma passou a ser estruturada em quatro tipo de obrigações-deveres que obrigam o proprietário e a sua propriedade, sendo o dever do proprietário agrário de utilizar adequadamente os recursos naturais disponíveis e de se ater à preservação do meio ambiente um dos pilares obrigacionais, entendido como o elemento socioambiental da função social. O objetivo geral do presente trabalho é analisar a obrigação socioambiental da propriedade agrária, para compreender a sua importância na construção da chamada legítima propriedade rural constitucional. Como objetivos específicos, pretende o artigo analisar como a obrigação socioambiental da propriedade agrária é delineada no ordenamento jurídico brasileiro, que implicações ela gera no direito de propriedade e que importância ela assume para garantia de outros direitos fundamentais constitucionais. O método a ser utilizado se baseará na realização de uma pesquisa teórica, de vertente qualitativa, via procedimento técnico da pesquisa bibliográfica. Como resultados, espera-se apresentar a constituição jurídica da propriedade agrária constitucionalizada, relacionando-a com direito difuso de toda a sociedade de se ter um meio ambiente ecologicamente equilibrado, demonstrando que a função socioambiental da propriedade rural é um elemento constituidor do legítimo direito de propriedade, bem como garantidor de outros direitos fundamentais.
Palavras-chave: Propriedade Agrária 1. Função Socioambiental 2. Direito de Propriedade 3. Direito Agrário 4. Legítima Propriedade 5.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).