EXPERIÊNCIA E DEMOCRACIA PARA JOHN DEWEY

Autores

  • Dayanne Cristina Moraes de Deus e Oliveira
  • Tatielle Esteves de Araújo Tristao Universidade Federal de Catalão
  • Dulcéria Tartuci

DOI:

https://doi.org/10.31668/revsap.v13i1.14337

Resumo

Contrapondo a perspectiva da racionalidade técnica – segundo a qual a aprendizagem é baseada na transmissão de conteúdo –, Jhon Dewey, filósofo e pedagogo, defensor da Escola Nova, oferece um conjunto de argumentos inerentes a suas preocupações em repensar a prática educativa, defendendo a experiência e a democracia como conceitos-chave no processo educativo. A perspectiva do autor entende a educação como um fenômeno social e considera que a conexão entre educação e experiência pessoal seja orgânica, uma vez que toda educação genuína se consuma através da experiência. Neste ensaio, portanto, pretende-se compreender a importância da experiência e da educação para a constituição de uma educação democrática. Para tanto, primeiramente apresentamos uma pequena biografia do autor, de maneira que seu pensamento e suas experiências formativas/acadêmicas possam ser situadas historicamente. Em seguida, discutimos sobre o conceito de experiência e a importância da construção de uma educação democrática.

Biografia do Autor

  • Dayanne Cristina Moraes de Deus e Oliveira

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Catalão (2021) na linha Pesquisas, Práticas Educativas e Inclusão. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (2013). Desde 2014 é professora da Divisão de Educação Infantil e Complementar - DEdIC da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, escrita, formação docente, narrativas e inclusão escolar.

  • Tatielle Esteves de Araújo Tristao, Universidade Federal de Catalão

    Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Catalão - UFCAT (2022). Especialista em Língua Brasileira de Sinais - Libras pela Faculdade Futura (2022). Graduada em Pedagogia pela Universidade de Uberaba - UNIUBE (2022). Licenciada em Letras: Libras pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2019). Bacharel em Direito pelo Centro de Ensino Superior de Catalão - CESUC (2012).  Atuou como professora na Faculdade de Educação na Universidade Federal de Catalão, nas disciplinas Libras (Língua Brasileira de Sinais), Educação Especial e Inclusão, Aquisição da Língua Brasileira de Sinais, Libras e formação de professores. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no período de 2017-2018. Bolsista do Programa Bolsas de Licenciatura (PROLICEN), no período de 2019-2020. Integrante do Grupo de Estudos Espaço Sujeito e Existência "Dona Alzira". Membro do Grupo de Estudos e pesquisas Atenção integral à saúde e educação do surdo. Tem experiência nos seguintes temas: Inclusão do aluno surdo no ambiente escolar; Ensino de português L2 para surdos; Direito das pessoas com deficiência à inclusão escolar.

  • Dulcéria Tartuci

    Pós-Doutoramento em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestrado (2001) e Doutorado em Educação (2005) pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). É Professor Titular na Universidade Federal de Catalão (UFCAT) e atua na Faculdade de Educação, na Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC) e na Coordenação de Área do Programa Residência Pedagógica. É líder do Núcleo de Pesquisa em Práticas Educativas e Inclusão (Neppein/CNPq) e atua na Linha de Pesquisa Práticas Educativas, Formação de Professores e Inclusão no PPGEDUC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, Processos Inclusivos e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, inclusão, deficiência, formação e profissionalização docente, educação infantil e estágio.

Publicado

2024-01-24