EXPERIÊNCIA E DEMOCRACIA PARA JOHN DEWEY
DOI:
https://doi.org/10.31668/revsap.v13i1.14337Resumo
Contrapondo a perspectiva da racionalidade técnica – segundo a qual a aprendizagem é baseada na transmissão de conteúdo –, Jhon Dewey, filósofo e pedagogo, defensor da Escola Nova, oferece um conjunto de argumentos inerentes a suas preocupações em repensar a prática educativa, defendendo a experiência e a democracia como conceitos-chave no processo educativo. A perspectiva do autor entende a educação como um fenômeno social e considera que a conexão entre educação e experiência pessoal seja orgânica, uma vez que toda educação genuína se consuma através da experiência. Neste ensaio, portanto, pretende-se compreender a importância da experiência e da educação para a constituição de uma educação democrática. Para tanto, primeiramente apresentamos uma pequena biografia do autor, de maneira que seu pensamento e suas experiências formativas/acadêmicas possam ser situadas historicamente. Em seguida, discutimos sobre o conceito de experiência e a importância da construção de uma educação democrática.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).