CONCEITOS E ABORDAGENS DE CLUBES DE CIÊNCIAS COMO ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

Resumo

A alfabetização científica é uma estratégia fundamental no constructo social humano e compreende uma ferramenta essencial na formação de cidadãos que compreendem a Ciência como uma direcionadora do desenvolvimento da nossa sociedade. O uso de diferentes estratégias de ensino pode não apenas promover como também melhorar o processo de alfabetização científica ao incluir e considerar diferentes abordagens no processo de ensino-aprendizagem. Com base nisso, buscamos aprofundar as reflexões sobre questões epistemológicas que envolvem a temática Clube de Ciências como uma estratégia de ensino promissora no Ensino de Ciências. Além disso, buscamos debater sobre o Clube de Ciências a partir de uma perspectiva convencional para novas perspectivas e possibilidades de estruturas de Clubes de Ciências considerando as demandas emergentes em tempos de pandemia e pós-pandemia. Outrossim, discutimos caminhos e possibilidades de utilizar o Clube de Ciências como uma estratégia de ensino e instrumento pedagógico que proporciona uma aproximação entre os conteúdos curriculares de ciências da Escola Básica e questões do cotidiano dos educandos.

Biografia do Autor

  • Francisco J. Simões Calaça, Universidade Estadual de Goiás

    Doutor em Ciências Ambientais (Recursos Naturais do Cerrado) pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), mestre em Ciências Ambientais pela Universidade de Brasília (UnB), graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela UEG. É Professor na Educação Básica e desenvolve pesquisa com a diversidade taxonômica, ecológica e funcional de Fungos Coprófilos do Brasil Central, atuando principalmente com Ascomycota: Pezizales e Sordariales, onde pesquisa sobre os fatores bióticos e abióticos que modulam a ocorrência destas comunidades fúngicas, bem como seu potencial biotecnológico. Possui interesse e realiza pesquisas sobre Myxomycetes (Amoebozoa) fimícolas (padrões de distribuição e escolha de substratos). Atua também na área de Ilustração Científica (Botânica e Micológica, principalmente) e na Educação Básica (Ensino de Ciências e Biologia). Tem experiência nas áreas de Micologia Básica e Aplicada, especialmente em fungos coprófilos lato sensu (Copromicologia), Macromicetos do Cerrado e Ensino de Ciências, principalmente em Ensino de Micologia para alunos do Ensino Médio e Superior. Atua no desenvolvimento de metodologias alternativas e materiais paradidáticos para o Ensino e Popularização da Ciência Micológica. É especialista membro do grupo "IUCN SSC Brazil Fungal Specialist Group". Faz comunicação científica sobre Micologia para o grande público através de palestras e mídias sociais (Projeto Mykocosmos, Instagram: @mykocosmos). e-mail para contato: calacafjs@gmail.com. Instagram: @mykocosmos Site: https://www.mykocosmos.com/

Publicado

2024-01-23