CONCEITOS E ABORDAGENS DE CLUBES DE CIÊNCIAS COMO ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Resumo
A alfabetização científica é uma estratégia fundamental no constructo social humano e compreende uma ferramenta essencial na formação de cidadãos que compreendem a Ciência como uma direcionadora do desenvolvimento da nossa sociedade. O uso de diferentes estratégias de ensino pode não apenas promover como também melhorar o processo de alfabetização científica ao incluir e considerar diferentes abordagens no processo de ensino-aprendizagem. Com base nisso, buscamos aprofundar as reflexões sobre questões epistemológicas que envolvem a temática Clube de Ciências como uma estratégia de ensino promissora no Ensino de Ciências. Além disso, buscamos debater sobre o Clube de Ciências a partir de uma perspectiva convencional para novas perspectivas e possibilidades de estruturas de Clubes de Ciências considerando as demandas emergentes em tempos de pandemia e pós-pandemia. Outrossim, discutimos caminhos e possibilidades de utilizar o Clube de Ciências como uma estratégia de ensino e instrumento pedagógico que proporciona uma aproximação entre os conteúdos curriculares de ciências da Escola Básica e questões do cotidiano dos educandos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).