MUDANÇAS NO USO E OCUPAÇÃO DA TERRA E SUAS IMPLICAÇÕES EM PONTES E LACERDA, MT
DOI:
https://doi.org/10.31668/revsap.v12i5.14594Resumo
Este artigo investiga as mudanças no uso e ocupação do solo no município de Pontes e Lacerda, no estado de Mato Grosso. O estudo abrange três décadas, de 1988 a 2018, e utiliza dados do projeto MapBiomas para analisar a dinâmica de uso da terra. Os resultados revelam uma importante diminuição das áreas de cobertura natural, com uma perda de 33,4% no período analisado, sendo substituídas principalmente por pastagens para a produção de carne bovina. Essa transformação levanta questões sobre problemas ambientais e sociais, destacando a necessidade de medidas de preservação e proteção das áreas remanescentes. Além disso, o estudo observa um incipiente crescimento da produção de grãos na região, o que requer monitoramento devido aos potenciais impactos ambientais associados à agricultura em larga escala, como a contaminação por agrotóxicos. Portanto, esta pesquisa tenta oferecer uma análise sobre a relação entre a sociedade e o meio ambiente em Pontes e Lacerda, destacando desafios ambientais e socioeconômicos significativos na região.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).