IDENTIFICAÇÃO DOS PERÍODOS CRÍTICOS DE INCÊNDIOS FLORESTAIS PARA PRESIDENTE PRUDENTE - SP
DOI:
https://doi.org/10.31668/revsap.v12i5.14698Resumo
As variáveis que mais influenciam na ocorrência de incêndio são: umidade, precipitação, temperatura, radiação solar, material combustível e cobertura vegetal. O objetivo foi identificar os períodos críticos de riscos de incêndios florestais em Presidente Prudente - SP através da aplicação da Fórmula de Monte Alegre. Foram utilizados dados diários de precipitação e umidade relativa das 13h00min da estação Climatológica de Presidente Prudente para os anos de 2005 a 2020. As ocorrências de incêndios foram extraídas do site BDQUEIMADAS - INPE. Foi identificado um período quente e chuvoso (outubro a março) e outro ameno e seco (abril a setembro), e 426 focos de incêndios para o período estudado. Observou-se ainda que 24 e 37% dos dias foram classificados como críticos, ou seja, com alto e muito alto risco de incêndio, respectivamente, e que os focos de calor registrados pelos satélites se concentraram nas classes de alto e muito alto risco, com médias de ocorrência de 16,2 e 74,2%. Do total de focos de incêndio, 78,6% ocorreram de maio a setembro, meses com as menores médias de precipitações e, portanto, os períodos mais críticos para ocorrência de incêndio são as estações do outono e inverno.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).