ATIVIDADE ANTIBACTERIANA DO ÓLEO ESSENCIAL E EXTRATOS DAS FOLHAS DE PSIDIUM MYRSINITES DC (MYRTACEAE) FRENTE A BACTÉRIAS ISOLADAS DE FÍGADO DE FRANGO DE CORTE
DOI:
https://doi.org/10.31668/7w4mtd91Resumo
A resistência antimicrobiana é um dos problemas de saúde pública mais relevantes. O uso de produtos naturais com atividade inibitória é uma alternativa promissora para combater microorganismos patogênicos. O objetivo deste estudo foi analisar a composição fitoquímica e verificar a atividade antibacteriana em extratos, frações e óleo essencial das folhas de Psidium myrsinites DC (Myrtaceae) contra bactérias isoladas de fígados de frango. As frações aquosas, acetato de etila e clorofórmio do extrato etanólico bruto, o extrato acetônico bruto e o óleo essencial foram testados em E. coli, Pseudomonas aeruginosa e Streptococcus spp. isolados de fígados de frango. A atividade antimicrobiana foi testada pela técnica de concentração inibitória mínima. O perfil de susceptibilidade dos microorganismos isolados mostrou resistência a pelo menos quatro antibióticos testados. A triagem fitoquímica identificou flavonoides, taninos, antraquinonas, cumarinas, triterpenoides, resinas, chalconas e saponinas. Os extratos e óleo essencial de P. myrsinites mostraram toxicidade moderada, exceto pela fração aquosa do extrato etanólico, que apresentou baixa toxicidade. Apesar de não mostrar atividade biocida, os extratos e óleo mostraram boa atividade antibacteriana, com concentrações inibitórias mínimas variando entre 500 e 125 μg/mL. Nossos achados demonstram a atividade antibacteriana de P. myrsinites, revelando seu potencial para combater bactérias patogênicas.
Publicado
Versões
- 2025-01-16 (2)
- 2024-12-22 (1)
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).