Hollywood no Cerrado e o poder da imagem sobre o espaço

da sobrevivência ao devir

Autores

  • Valéria Cristina Pereira da Silva Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Alberto da Silva Université Paris-Sorbonne

DOI:

https://doi.org/10.31668/revsap.v12i5.14938

Resumo

A busca por compreender as imagens fantasmáticas apresentadas no documentário Hollywood no Cerrado (2011) consistiu no objetivo central deste artigo. A partir da abordagem teórica sobre a imagem sobrevivente de Didi-Huberman, buscamos descortinar o sentido de sobrevivência e o poder a imagem sobre o espaço presentes no documentário aqui estudado que trata principalmente da história de célebres artistas hollywoodianos que vão viver em Anápolis – uma cidade do interior de Goiás-Brasil e como esse grupo de atores e atrizes vão, a seu modo, intervir no lugar. Todavia, com o tempo são apagados da memória, mas sobrevivem em Hollywood no Cerrado. O documentário traz assim, também um valor de memória que colabora com a identidade da própria cidade de Anápolis e torna-se surpreendente para quem o assiste. Imergir nestas imagens cinematográficas e o que elas contêm de espaço, tempo e imaginário entre o fantasma e a fantasia é a tarefa aqui posta em movimento.

Publicado

2024-01-26