FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO:
CONSIDERAÇÕES SOBRE JEAN-JACQUES ROUSSEAU E A INFÂNCIA DE EMÍLIO
DOI:
https://doi.org/10.31668/7dehxz75Resumo
Este estudo tem como objetivo levantar algumas reflexões sobre a abordagem filosófica e educacional de Jean-Jacques Rousseau, especificamente do período da infância, com base na obra “Emílio ou da Educação”, nos livros I e II. A partir da compreensão da sociedade do século XVIII, Rousseau propõe pensar outra forma de educação e para isso retira Emílio da sociedade. O filósofo reflete sobre a conjuntura em que vive, pensa como as coisas funcionam no seu tempo e delineia por meio de seus estudos como a educação poderia ser diferente daquilo que estava instituído. A conclusão deste artigo nos leva a entender razões que faz Rousseau recusar a própria sociedade e a educação nela propagada.
Downloads
Publicado
2025-07-04
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).