O LOTEAMENTO NOVA IPORÁ NO CONTEXTO DA EXPANSÃO URBANA DE IPORÁ
DOI:
https://doi.org/10.31668/5abbh620Resumo
O loteamento residencial Nova Iporá, em Iporá-GO, foi lançado em 2016, em meio à crise econômica nacional, que atingiu fortemente o setor da construção civil. O presente trabalho analisou a situação do loteamento, buscando compreender os problemas relativos à infraestrutura, ao meio ambiente, à segregação socioespacial, bem como, a experiência dos moradores e compradores de terrenos. Para isso, analisaram-se os fatores locacionais, uma ação judicial contra o empreendimento e as opiniões de proprietários de lotes e moradores do local. O loteamento surgiu num contexto em que não havia demanda para novos imóveis na cidade, que já contava com 8.785 terrenos não edificados. Do ponto de vista ambiental, há risco de poluição do Córrego Pindaíba pelo escoamento de águas pluviais e esgoto do empreendimento. Há tendência de que parte o loteamento se torne um vazio urbano.
Downloads
Publicado
Versões
- 2025-01-16 (2)
- 2024-12-22 (1)
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).