A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO ENSINO DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE DIORAMA, GOIÁS
Resumo
Este trabalho propôs uma análise investigativa da importância de se utilizar recursos lúdicos como ferramenta metodológica nas aulas de Biologia, na segunda série do ensino médio. A ludicidade é indispensável e bastante eficaz para a mediação do processo de ensino aprendizado, pois desperta o interesse do estudante, sendo uma ação facilitadora do conteúdo ministrado. Para a pesquisa, inicialmente foram ministradas três aulas de caráter teórico e expositivo sobre o conteúdo “Embriologia humana” e aplicado um teste com questões objetivas para verificar a aprendizagem dos alunos. Em seguida foram realizadas as aulas de caráter lúdico, utilizando-se de prática de modelagem de maquetes, visualização no microscópio e em recurso digital 3D sobre o conteúdo ministrado em teoria. Ao final das aulas lúdicas, o mesmo teste foi reaplicado para analisar a eficiência destas aulas na aprendizagem, além de um questionário sobre a percepção dos alunos sobre a metodologia de ensino utilizada. A análise dos resultados mostrou que o número de acertos aumentou significativamente (teste T, p = 0,009) após a aplicação das aulas lúdicas. Os resultados demonstraram a relevância e a importância do uso da ludicidade no ensino de Ciências. Foi constatado que o ensino de “Embriologia” muitas vezes não é compreendido pelos estudantes devido à falta de recursos lúdicos para sua aplicação. Portanto o uso de metodologias diferenciadas é de extrema importância para compreensão, participação, interesse e efetivação do aprendizado, mesmo que, de forma simples, o professor necessita apresentar este modelo metodológico. Assim, uso de modelagens diferenciadas no cotidiano escolar proporciona aulas mais atrativas, evidenciando maior rendimento e compreensão do conteúdo, como foi exposto e comprovado neste trabalho.
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