CONFERÊNCIAS DE EDUCAÇÃO NOS MUNICÍPIOS DO TOCANTINS – INTENCIONALIDADES EM DISPUTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/k3kbb092

Palavras-chave:

Conferências de Educação Municipais Tocantinenses; Monitoramento e avaliação; Planos de Educação

Resumo

Este artigo analisa as Conferências Municipais de Educação, realizadas no
estado do Tocantins, com base no Documento Referência da Conferência Nacional de Educação de 2022, identificando suas intencionalidades e sua constituição (ou não) como mecanismos de monitoramento, acompanhamento e avaliação dos Planos Municipais de Educação. A metodologia da investigação assenta-se na pesquisa documental, a partir da organização sistemática dos dados, definindo unidades manipuláveis e interpretando dados. Os resultados evidenciam que as conferências municipais de educação se constituíram como espaços de disputa pela gestão da educação pública em virtude do momento histórico e político,
marcado por um projeto de educação e sociedade neoliberal e que um número inexpressivo de conferências foi objeto de monitoramento, acompanhamento e avaliação dos Planos Municipais de Educação, apresentando-se como espaço de construção do planejamento da educação. 

Biografia do Autor

  • Maykon Dhonnes de Oliveira Cardoso, Universidade Federal do Tocantins - UFT

    Mestrando (2021) em Educação, área de concentração Estado, Políticas Públicas e Gestão da Educação pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Licenciado em Pedagogia (2018) pelo Instituto Educacional Santa Catarina - IESC/FAG. Especialista, Gestão, Orientação e Supervisão Escolar (2020) pela Faculdade Educacional da Lapa - FAEL. Especialista em Transtorno do Espectro Autista no Âmbito das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (2022) pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Especializando em Gestão Estratégica de Investimentos na Educação Básica (2023) pela Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ. É Professor da Educação Básica pela Secretaria Municipal de Educação (desde de 2021) onde exerceu a função de Supervisor Pedagógico (2021), Orientador Educacional (2022) e atualmente como Gestor Escolar (2023). É filiado à Associação Nacional de Políticas e Administração da Educação - ANPAE e Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd. É membro do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal - EPEEMun./UFT. É conselheiro do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB do Estado do Tocantins - CACS/FUNDEB, quadriênio 2021/2024. Atuou como Professor da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes do Estado do Tocantins (2018/2019). Atuou como Coordenador Pedagógico e Professor no Curso de Licenciatura em Pedagógica da Faculdade de Colinas do Tocantins (2019/2020); Coordenou à Organização (2021) da maior Conferência Intermunicipal de Educação do Estado do Tocantins com a participação de 7 municípios em 2022.

  • Rosilene Lagares, Universidade Federal do Tocantins

    Pós-Doutora em Educação (Unoesc, 2019), Doutora e Mestre em Educação (UFG, 2007; 1998). Graduada em Pedagogia (UFG, 1989). Professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Palmas: Curso de Pedagogia, Programas de Pós Graduação em Educação: Mestrado acadêmico e Doutorado em Educação na Amazônia PGEDA/Rede Educanorte. Membro do NDE do Curso de Pedagogia. Coordenadora da Linha de Pesquisa Estado, políticas públicas e gestão da educação do Curso de Doutorado em Educação. Líder do Grupo de Estudo, Pesquisas e Extensão em Educação Municipal na UFT (GepeEM), cadastrado no CNPQ/CAPES. Coordenadora do Observatório de Sistemas e Planos de Educação no Tocantins (ObSPE) e das Pesquisas em Rede: Afirmação da accountability na gestão da educação pública: rebatimentos no plano da democratização; e Mapa: Gestão democrática do ensino público. Extensionista e pesquisadora na Rede ColaborAção Tocantins (RCT) do Programa de Institucionalização e Gestão da Educação Municipal: formação, acompanhamento, monitoramento e avaliação (PRISME). Vice-Presidente da Anpae-Região Norte. Filiada da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (Anped) e da Associação Nacional de Administração em Educação (Anpae). Tutora do Programa de Educação Tutorial do Curso Pedagogia do Campus de Palmas da UFT (PET PedPalmas). Membro do Fórum Estadual de Educação do Tocantins (FEE-TO), representando a UFT. Conselheira do Conselho de Administração da Fapto.

Publicado

— Atualizado em 2025-01-16

Versões