CONFERÊNCIAS DE EDUCAÇÃO NOS MUNICÍPIOS DO TOCANTINS – INTENCIONALIDADES EM DISPUTA
DOI:
https://doi.org/10.31668/k3kbb092Palavras-chave:
Conferências de Educação Municipais Tocantinenses; Monitoramento e avaliação; Planos de EducaçãoResumo
Este artigo analisa as Conferências Municipais de Educação, realizadas no
estado do Tocantins, com base no Documento Referência da Conferência Nacional de Educação de 2022, identificando suas intencionalidades e sua constituição (ou não) como mecanismos de monitoramento, acompanhamento e avaliação dos Planos Municipais de Educação. A metodologia da investigação assenta-se na pesquisa documental, a partir da organização sistemática dos dados, definindo unidades manipuláveis e interpretando dados. Os resultados evidenciam que as conferências municipais de educação se constituíram como espaços de disputa pela gestão da educação pública em virtude do momento histórico e político,
marcado por um projeto de educação e sociedade neoliberal e que um número inexpressivo de conferências foi objeto de monitoramento, acompanhamento e avaliação dos Planos Municipais de Educação, apresentando-se como espaço de construção do planejamento da educação.
Downloads
Publicado
Versões
- 2025-01-16 (2)
- 2024-12-22 (1)
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).