CURTA-METRAGEM “CUERDAS” E INCLUSÃO: ENSINANDO LÍNGUA ESPANHOLA PARA ALÉM DO CONTEÚDO
DOI:
https://doi.org/10.31668/kd7n1x69Palavras-chave:
Linguística Aplicada Crítica; Curta-metragem; Inclusão.Resumo
O presente trabalho objetiva refletir sobre o uso de curta-metragem para o ensino da Língua Espanhola no que se refere à formação da consciência crítica de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa está inserida no âmbito da Linguística Aplicada Crítica. Para tanto, embasamo-nos teoricamente em Moita Lopes (2006), Penycook (2010) e Bell Hooks (2013), pesquisadores interessados numa linguística voltada para a transformação social. Para realizar a pesquisa, investigamos duas turmas de alunos do 7º ano de uma escola particular do Estado de Goiás, em que ministramos aulas com a temática da inclusão de pessoas com deficiência a partir do curta-metragem Cuerdas, um filme de animação que apresenta a relação de amizade estabelecida entre um menino com paralisia cerebral e uma menina determinada a incluí-lo no contexto escolar. A partir das aulas e dos dados coletados, percebemos que os alunos se conscientizam da importância de incluir as pessoas com deficiência, sendo capazes de refletir sobre isso fora da sala de aula também. Com esta pesquisa, esperamos contribuir com outros professores de línguas que desejam tornar a sala de aula um espaço de reflexão crítica, colaborando para a construção de um mundo mais justo por meio de temas que impactam a vida social.
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- 2025-01-16 (2)
- 2024-12-22 (1)
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