CURTA-METRAGEM “CUERDAS” E INCLUSÃO: ENSINANDO LÍNGUA ESPANHOLA PARA ALÉM DO CONTEÚDO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/kd7n1x69

Palavras-chave:

Linguística Aplicada Crítica; Curta-metragem; Inclusão.

Resumo

O presente trabalho objetiva refletir sobre o uso de curta-metragem para o ensino da Língua Espanhola no que se refere à formação da consciência crítica de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa está inserida no âmbito da Linguística Aplicada Crítica. Para tanto, embasamo-nos teoricamente em Moita Lopes (2006), Penycook (2010) e Bell Hooks (2013), pesquisadores interessados numa linguística voltada para a transformação social. Para realizar a pesquisa,  investigamos duas turmas de alunos do 7º ano de uma escola particular do Estado de Goiás, em que ministramos aulas com a temática da inclusão de pessoas com deficiência a partir do curta-metragem Cuerdas, um filme de animação que apresenta a relação de amizade estabelecida entre um menino com paralisia cerebral e uma menina determinada a incluí-lo no contexto escolar. A partir das aulas e dos dados coletados, percebemos que os alunos se conscientizam da importância de incluir as pessoas com deficiência, sendo capazes de refletir sobre isso fora da sala de aula também. Com esta pesquisa, esperamos contribuir com outros professores de línguas que desejam tornar a sala de aula um espaço de reflexão crítica, colaborando para a construção de um mundo mais justo por meio de temas que impactam a vida social.

Biografia do Autor

  • Dra. Márcia Aparecida Silva, Universidade Estadual de Goiás

    Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia e Mestre em Estudos Linguísticos pela mesma instituição, com estágio de pesquisa como visiting student na Universidade de Alberta, Canadá. Graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba. Atualmente, é professora na Universidade Estadual de Goiás, no curso de Letras. É coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à  Docência - PIBID/Língua Inglesa. Tem interesse em pesquisas que envolvem o processo de ensino, avaliação e aprendizagem de línguas estrangeiras e tecnologias digitais. 

  • Raquel Pereira Gonçalves, Universidade Estadual de Goiás

    Especialista em Letramento, Produção de Sentidos e Escrita pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Graduada em Letras (Português/ Inglês) pela mesma instituição. Atualmente, atua como professora de Inglês e Espanhol em turmas de ensino fundamental e médio na rede particular de ensino. Tem interesse na área de Linguística Aplicada, com foco em ensino-aprendizagem de línguas.

Publicado

— Atualizado em 2025-01-16

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