PRÁTICAS EDUCATIVAS ANTIRRACISTAS: UMA EXPERIÊNCIA NO CHÃO DA ESCOLA

Autores

  • Francisco André Silva Martins Programa de Pós-graduação Stricto sensu - Mestrado em Educação e Formação Humana - FAE-UEMG https://orcid.org/0000-0003-4906-573X
  • Cláudia Elizabete dos Santos Escola Municipal Minervina Augusta
  • Renata Moreira Silva Faculdade de Educação UEMG - Escola Municipal Minervina Augusta
  • Margarete Aparecida de Oliveira Escola Municipal Minervina Augusta
  • Luciana Mendonça Escola Municipal Minervina Augusta
  • Ângela Maria Souza de Assis Escola Municipal Minervina Augusta
  • Jaqueline Cristina dos Santos Gomes Escola Municipal Minervina Augusta

DOI:

https://doi.org/10.31668/qgsqy706

Palavras-chave:

Educação Antirracista; Práticas Educativas; Racismo.

Resumo

O presente trabalho faz o relato das experiências decorrentes da realização de um seminário sobre questões étnico-raciais em uma escola pública de Ensino Infantil e Fundamental. O evento serviu como oportunidade de inquietação e sensibilização para o debate da temática, se destacando como ferramenta potencial para o fomento do debate das questões étnico-raciais e do racismo estrutural não apenas junto aos estudantes, mas também toda a comunidade escolar. Ao fim desse relato são feitas algumas reflexões sobre a importância das práticas educativas, marcadamente antirracistas, na busca por uma sociedade mais igualitária, menos desigual e menos racista, bem como sobre a dimensão política do ato educativo e da atuação docente.

Biografia do Autor

  • Francisco André Silva Martins, Programa de Pós-graduação Stricto sensu - Mestrado em Educação e Formação Humana - FAE-UEMG

    Professor Efetivo, Nível VI B, Faculdade de Educação, Campus BH, Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE / CBH / UEMG). Cursos de graduação em Pedagogia e História. Departamento de História (DEH). Professor Permanente do Programa Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Vice Coordenador da Linha 2 - Trabalho, História da Educação e Políticas Educacionais, Mestrado Acadêmico em Educação e Formação Humana (Conceito Capes 4), da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais. Membro do Colegiado do Curso de História. Representante do DEH no Centro de Extensão da FAE-UEMG. Pós-Doutorando pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto - PPGE-UFOP. Tem Doutorado em Educação pela FaE-UFMG (2016), no qual desenvolveu pesquisa sobre a participação de jovens em movimentos de ação coletiva em uma ocupação urbana. Foi bolsista CAPES / REUNI. Tem Mestrado em Educação pela FaE-UFMG (2010), no qual desenvolveu pesquisa sobre a participação de estudantes em um grêmio estudantil em uma escola pública. Graduado em História (2003), Pedagogia (2019) e Sociologia (2024). Especialista em "História e Cultura Mineira" (2005) e em "Educação de Jovens e Adultos" (2022). Cursos de Aperfeiçoamento em "História da África e das Culturas Afro-brasileiras" (2011); "Temáticas das Culturas e História dos Povos Indígenas" (2016) e "Educação para as Relações Étnico-raciais" (2022). Coordenador e Pesquisador do Grupo de Pesquisa e Extensão Observatório das Juventudes da FAE UEMG fundado em 2020 (CNPq) . Pesquisador do NEPEJA (Núcleo de Estudos e Pesquisas de Educação de Jovens e Adultos) da Faculdade de Educação da UEMG. Pesquisador do Observatório da Juventude FaE-UFMG desde o ano de 2007. Editor Adjunto da Revista Educação Em Foco - UEMG (ISSN 2317-0093 - Qualis A4) e Editor Associado da Revista SCIAS Direitos Humanos e Educação - UEMG (ISSN 2596-1772 - Qualis B2) e da Revista SCIAS LIBRAS - UEMG (ISSN 2965-5617). Suas pesquisas se debruçam, principalmente, sobre os seguintes temas: Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Popular, Juventudes, Sociologia da Juventude, Experiências Participativas e Formativas, Militância, Movimentos Sociais e Ações Coletivas. Atua como membro do Fórum Mineiro de Educação de Jovens, Adultos e Idosos FOMEJA desde o ano de 2018. Atua como membro do Fórum Metropolitano de Belo Horizonte de Educação de Jovens, Adultos e Idosos FOMETRO desde 2020. Lecionou a disciplina História na Educação Básica, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Rede Estadual de Ensino em Minas Gerais e Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. E-mail: francisco.martins@uemg.br 

  • Cláudia Elizabete dos Santos, Escola Municipal Minervina Augusta

    Docente da Educação Básica, Doutoranda em Educação (FaE-UFMG), Especialista em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012) e Mestra em Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2015). Referência Regional Clima Escolar (SMED). Pesquisadora do Programa Ações Afirmativas na UFMG e na Universidade dos Direitos Humanos (UDH-UFMG). Docente dos anos iniciais do Ensino Fundamental e da Educação Infantil. Formadora e tutora no Programa de Formação Pré Acadêmica - Afirmação na pós. Formadora e pesquisadora sobre temáticas voltadas para as infâncias e Educação Infantil, adolescências e família-escola, relações étnico-raciais, Educação escolar quilombola, mediação de conflitos na escola, convivência escolar, violências e violações de direitos, direitos humanos, Teoria do Conflito, Práticas Restaurativas na Escola. Representante discente de bancas de heteroidentificação FaE-UFMG (2021-2023), Representante discente da Comissão de Ações Afirmativas FaE-UFMG (2022), Coordenadora do Núcleo de Estudos das Relações Étnico-raciais (2016 - 2020). Conselheira do Conselho Municipal da Igualdade Racial (COMPIR/2018/2020). Pesquisadora do Programa Ações Afirmativas na UFMG, Grupo Kizomba - Fae/UFMG. 

  • Renata Moreira Silva, Faculdade de Educação UEMG - Escola Municipal Minervina Augusta

    Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2019) e graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2014). Especialista em Educação Infantil E Alfabetização E Letramento (IPEMIG, 2020), Especialista em Ensino de História pela Pontíficia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MINAS, 2021). Atualmente é professora efetiva na Rede Municipal de Santa Luzia (PEB II) e cursa pós gradução em Africanidades e Cultura Afro-Brasileira (UNOPAR)

  • Margarete Aparecida de Oliveira, Escola Municipal Minervina Augusta

    Graduada em letras e Mestra em Letras pela UFMG, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Minervina Augusta.

  • Luciana Mendonça, Escola Municipal Minervina Augusta

    Pedagoga, Pós Graduada em Educação, Diretora da Escola Municipal Minervina Augusta por dois mandatos consecutivos. 

  • Ângela Maria Souza de Assis, Escola Municipal Minervina Augusta

    Graduada em Pedagogia, Pós Graduada em educação, Vice diretora da Escola Municipal Minervina Augusta por dois mandatos consecutivos.

  • Jaqueline Cristina dos Santos Gomes, Escola Municipal Minervina Augusta

    Pedagoga, Pós Graduada em Educação, Coordenadora Geral da Escola Municipal Minervina Augusta

Publicado

— Atualizado em 2024-12-22