PRÁTICAS EDUCATIVAS ANTIRRACISTAS: UMA EXPERIÊNCIA NO CHÃO DA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.31668/qgsqy706Palavras-chave:
Educação Antirracista; Práticas Educativas; Racismo.Resumo
O presente trabalho faz o relato das experiências decorrentes da realização de um seminário sobre questões étnico-raciais em uma escola pública de Ensino Infantil e Fundamental. O evento serviu como oportunidade de inquietação e sensibilização para o debate da temática, se destacando como ferramenta potencial para o fomento do debate das questões étnico-raciais e do racismo estrutural não apenas junto aos estudantes, mas também toda a comunidade escolar. Ao fim desse relato são feitas algumas reflexões sobre a importância das práticas educativas, marcadamente antirracistas, na busca por uma sociedade mais igualitária, menos desigual e menos racista, bem como sobre a dimensão política do ato educativo e da atuação docente.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).