DOS NATURALISTAS AOS GEOECOLOGISTAS: A EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE PAISAGEM NAS CIÊNCIAS GEOGRÁFICAS
DOI:
https://doi.org/10.31668/mg1r3s98Palavras-chave:
Paisagem, Epistemologia, GeografiaResumo
O estudo em apreço teve por objetivo realizar uma análise da evolução e consolidação do conceito de paisagem nas Ciências Geográficas, levando-se em consideração o seu perpasse por diversas áreas do conhecimento e diferentes correntes de pensamento. Como recurso metodológico foi adotada a pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa. Com os resultados e a discussão realizada, foi possível averiguar as bases epistemológicas do conceito de paisagem, bem como sua importância para a construção do pensamento geográfico. Por conclusão é possível aferir que a paisagem como categoria de análise constitui ferramenta importante para a compreensão da relação natureza versus sociedade, com fundamentos teóricos aplicáveis nos diversos campos das ciências ambientais e sociais em uma perspectiva interdisciplinar.
Downloads
Publicado
Versões
- 2025-01-16 (2)
- 2024-12-22 (1)
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).