DOS NATURALISTAS AOS GEOECOLOGISTAS: A EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE PAISAGEM NAS CIÊNCIAS GEOGRÁFICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/mg1r3s98

Palavras-chave:

Paisagem, Epistemologia, Geografia

Resumo

O estudo em apreço teve por objetivo realizar uma análise da evolução e consolidação do conceito de paisagem nas Ciências Geográficas, levando-se em consideração o seu perpasse por diversas áreas do conhecimento e diferentes correntes de pensamento. Como recurso metodológico foi adotada a pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa. Com os resultados e a discussão realizada, foi possível averiguar as bases epistemológicas do conceito de paisagem, bem como sua importância para a construção do pensamento geográfico. Por conclusão é possível aferir que a paisagem como categoria de análise constitui ferramenta importante para a compreensão da relação natureza versus sociedade, com fundamentos teóricos aplicáveis nos diversos campos das ciências ambientais e sociais em uma perspectiva interdisciplinar.

Biografia do Autor

  • Fábio Soares Guerra, Universidade Federal do Ceará

    Possui Graduação em Geografia (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2009), Bacharel em Geografia pela mesma Instituição (2018), tem Especialização em Educação Ambiental (Pós-Graduação Lato Sensu) pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2016) e Especialização em Planejamento e Gestão Ambiental (Pós-Graduação Lato Sensu) também pela UECE (2022). É Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFC (2024), sendo integrante do Laboratório de Geoecologia das Paisagens e Planejamento Ambiental (LAGEPLAN-UFC) do Departamento de Geografia da referida Universidade. Atualmente é professor efetivo de Geografia da Secretaria da Educação Básica do Ceará - SEDUC-CE, bem como da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza-CE - SME. Tem experiência na área de Geografia Escolar e Meio Ambiente, com ênfase em Educação, Planejamento e Gestão Ambiental.

  • Camila Esmeraldo Bezerra, Universidade Federal do Ceará

    Possui graduação em Bacharelado em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará, campus Juazeiro do Norte- IFCE (2018). Especialista em Educação Ambiental, pela Universidade Regional do Cariri- URCA (2020). Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior, pelo Centro Universitário Internacional- UNINTER (2021). Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará- UFC (2024), sendo a Linha de Pesquisa Organização do Espaço e Desenvolvimento Sustentável. Doutoranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará- UFC. Integrante do Laboratório de Geoecologia da Paisagem e Planejamento Ambiental. Atuou na área de Recursos Hídricos, com enfoque em Análises Físico-Químicas e Microbiológicas de Águas de Abastecimento, Monitoramento de Águas Industriais, Educação Ambiental, Ações Empreendedoras junto as Comunidades e na Gestão de Resíduos Sólidos. Trabalhou no setor de Desenvolvimento Sustentável, na Indústria Grendene S.A. 

  • Káren Emanuelle Barbosa Canuto, Universidade Federal do Ceará

    Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (2007), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (2011) e mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFC). Atualmente é doutoranda em Desenvolvimento e meio Ambiente (UFC). Tem interesse nas seguintes áreas : métodos quantitativos ,gestão pública, análise de políticas públicas ambientais e desenvolvimento econômico e sustentável.

Publicado

— Atualizado em 2025-01-16

Versões