PAISAGEM PERCEPÇÕES E ANÁLISE SWOT: ABORDAGEM HOLÍSTICA: TURISMO, SAÚDE AMBIENTAL DA BACIA DO BACANGA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/3bmh9y06

Palavras-chave:

Avaliação do Caráter da Paisagem Análise Espacial Gestão

Resumo

O objetivo do artigo é relacionar o potencial turístico com as problemáticas de saúde ambiental da bacia do Bacanga por meio da matriz SWOT. O local é a bacia do rio Bacanga em São Luís, Maranhão. Os aspectos metodológicos incluem a realização de 6 (seis) expedições em atrativos turísticos da bacia hidrográfica do Bacanga: Estaleiro Escola Luiz Phelipe Andrès-Sítio Tamancão, lagoa do Bacanga, Sítio Piranhenga, Sítio do Físico, Complexo Cultural do Maracanã e Trilhas Ecológicas -Trilha Eco Saber do Instituto Federal do Maranhão Maracanã (IFMA). A pesquisa demonstra que a bacia do Bacanga tem características naturais, históricas, culturais e arqueológicas. O turismo sustentável é uma opção para a região. Os resultados apresentam problemas mais frequentes em todos os potenciais turísticos, que são: ausência de saneamento básico, falta de segurança, ausência de políticas públicas e privadas.

Biografia do Autor

  • Josiane Moraes Costa, Universidade Federal do Maranhão

    Possui graduação em Turismo pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Tecnóloga em Gestão Ambiental pela Universidade CEUMA e MBA em Perícia Auditoria e Gestão Ambiental pelo Instituto de Pós graduação e Graduação (IPOG), Pós   graduanda em Museologia  Universidade Estadual do  Maranhão (UEMA) ,Mestra em Saúde e Ambiente pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Membro do  Núcleo de Estudo e Planejamento Ambiental Costeiro - NEPAC/LACPLAM (UFMA), membro do Grupo de Pesquisa e Extensão em Mediação e Práticas de Leitura - GEPPLEM (UFMA) tem experiência e interesse em turismo cultural, memória, civilizações, patrimônio histórico cultural, museus, assim como na área ambiental: gestão ambiental, planejamento ambiental, sustentabilidade e ambiente.

  • Dr. Leonardo Silva Soares, Universidade Federal do Maranhão

    Possui graduação em Ciências Aquáticas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), mestrado em Sustentabilidade de Ecossistemas (UFMA), doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Rede PRODEMA) e Pós-doutorado em Planejamento Ambiental e Geoecologia da Paisagem (UFC). Atualmente é professor da Universidade Federal do Maranhão, lotado no Departamento de Oceanografia e Limnologia. Na Pós-Graduação é docente permanente do Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente em Associação Plena da Rede PRODEMA (UFPI, UFC, UFRN, UFPB, UFPE, UFS, UESC e UFMA), professor permanente do Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFMA e Professor permanente do Mestrado em Saúde e Ambiente da UFMA. Na Gestão Superior, foi Pró-reitor de Assistência Estudantil da UFMA (2019-2023) e atualmente exerce o mandato de Vice-Reitor da UFMA (2023-2027). Fundador e coordenador do Laboratório e Grupo de Pesquisa em "Ciências e Planejamento Ambiental" da UFMA. Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Gestão de Bacias Hidrográficas, Gerenciamento Costeiro e Avaliação Ambiental Integrada. Na gestão superior atua nos seguintes conselhos universitários: Conselho Superior (CONSUN) da UFMA, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da UFMA e Conselho de Administração (CONSAD).

  • Adilson Matheus Borges Machado, Universidade Federal do Maranhão

    Oceanógrafo graduado pela Universidade Federal do Maranhão. Especialista em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. Mestre em Oceanografia pelo Programa de Pós-Graduação em Oceanografia da Universidade Federal do Maranhão na Linha de Pesquisa Dinâmica de Sistemas Costeiros e Oceânicos com ênfase em Oceanografia Física atuando com o modelo numérico Regional Ocean Modeling System (ROMS). Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará com ênfase em Geoecologia da Paisagem atuando com Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto, Morfometria de Bacias Hidrográficas, Métricas de Paisagem, Diagnóstico Socioeconômico, Planejamento e Gestão Espacial de Bacias Hidrográficas. Atualmente é Professor Adjunto - A da Universidade Federal do Maranhão junto à Coordenação do Curso de Engenharia de Pesca - Campus de Pinheiro, Maranhão. Avaliador Ad hoc da FAPEMA. Tem experiência na área da Oceanografia operacional, nos processos de coleta em campo, registro, tratamento e análise de dados em Oceanografia Química e Sedimentologia. É coordenador do Grupo de Pesquisa Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto Aplicado ao Planejamento Ambiental e Recursos Pesqueiros e o Laboratório de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto (LAGEOS) da Universidade Federal do Maranhão Campus Pinheiro. Tem experiência na área de Meteorologia e Oceanografia, com ênfase em processos de Interação Oceano-Atmosfera e processos oceânicos de mesoescala, atuando com diversas bases de dados de reanálise e dados observacionais. Atua com o Geoprocessamento, através das análises espaciais e temporais de uso e cobertura da terra, em Geoecologia da Paisagem utilizando Sistemas de Informação Geográfica

  • Dr. Arkley Marques Bandeira, Universidade Federal do Maranhão

    Historiador e Arqueólogo. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2do CNPq. Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Estadual do Maranhão (2003), Especialização em Educação Ambiental (2005), mestrado em Arqueologia pela Universidade de São Paulo (2008) e doutorado em Arqueologia pela Universidade de São Paulo (2013). Atualmente, é Docente do Ensino Superior da Universidade Federal do Maranhão - Departamento de Oceanografia e Limnologia. Integra o Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade PGCult UFMA (Mestrado e Doutorado) e Desenvolvimento e meio Ambiente PRODEMA - UFMA e Doutorado em Rede PRODEMA como docente permanente. Coordena o Observatório Cultural do Maranhão - PGCult - UFMA e o Laboratório de Arqueologia e Estudos Culturais -LAEC - DEOLI - UFMA. Coordena o Curso de Licenciatura e História PARFOR CAPES da UFMA. Tem experiência nas áreas de Arqueologia, História e Estudos Culturais, com ênfase nos seguintes temas: sambaquis, cerâmica pré-histórica, patrimônio cultural, e em políticas culturais e estudos culturais. É membro permanente da Sociedade de Arqueologia Brasileira, da Associação Brasileira de Arte Rupestre, e membro fundador da Casa da Memória do Instituto do Ecomuseu do Sítio do Físico, em São Luís - MA.

  • Dr. José Aquino Junior, Universidade Federal do Maranhão

    Professor Adjunto da Carreira do Magistério Superior lotado no Departamento de Geociências da Universidade Federal do Maranhão. Doutor e Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Paraná. Graduado em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Estadual de Maringá. Realizou estágio de Pós-doutorado na Universidade de Coimbra. Tem experiência na área de Geografia da Saúde e suas interfaces com as Ciências Ambientais, com ênfase no uso de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto. Desenvolve pesquisas sobre a compreensão dos condicionantes socioambientais de arboviroses em territórios complexos, de agravos em saúde decorrentes da precariedade ou falta de saneamento básico e relacionados a saúde mental. Atua hoje no Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais da Universidade Federal do Maranhão como membro permanente. Integra o corpo docente dos programas de pós-graduação em Saúde e Ambiente (PPGSA), Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) e em Geografia (PPGGEO) na Universidade Federal do Maranhão, onde exerce atividades de ensino e pesquisa.

Publicado

— Atualizado em 2025-01-16

Versões