ANTROPIZAÇÃO DA PAISAGEM DO MUNICÍPIO DE CÁCERES-MT CONTIDO NA BACIA DO ALTO PARAGUAI E SUAS REPERCUSSÕES NA CONSERVAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.31668/hxxhpa34Palavras-chave:
Geotecnologias; Usos da terra; Índice de Transformação Antrópica.Resumo
A análise da paisagem é fundamental para compreender os efeitos da intervenção humana no espaço geográfico. O escopo deste estudo é analisar a antropização da paisagem no município de Cáceres/MT, no período de 1985 a 2021, visando à geração de subsídios que contribuam no monitoramento e planejamento ambiental municipal. Para utilizar os dados matriciais de cobertura vegetal e uso da terra (1985 a 2021) gerados pelo Projeto MapBiomas, utilizamos ferramentas geotecnológicas. Foi empregado para avaliação do estado de conservação da paisagem municipal o Índice de Transformação Antrópica. Ocorreram transformações nas áreas de Corpo D’água Continental, Formação Florestal e Pastagem, devido principalmente ao aumento da pecuária extensiva. Essa atividade impactou a conservação da paisagem, que, apesar de mostrar poucos sinais de degradação, ou seja, Regular ao longo do período analisado. Concluímos que a supressão da vegetação ao longo desses 36 anos, especialmente devido à expansão da pecuária bovina, influenciou negativamente na conservação da paisagem. Portanto, recomendamos um monitoramento contínuo, a fim de identificar e implementar medidas mitigadoras, que promovam a conservação dos elementos biofísicos da paisagem.
Downloads
Publicado
Versões
- 2025-01-16 (2)
- 2024-12-22 (1)
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).