A EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA SALA DE ESPERA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde, Educação em saúde, EnfermagemResumo
A extensão universitária compõe o tripé formativo acadêmico-profissional, devendo ser vista como meio de transformar o ensino e a pesquisa. Nesse contexto, a educação em saúde constitui um meio de colocar em prática a extensão universitária. A equipe Saúde da Família integra a Atenção Primária e é responsável por parte das atividades de educação em saúde, por priorizar ações de prevenção, recuperação e proteção da saúde do indivíduo e da comunidade. Esse trabalho objetivou relatar a experiência dos autores na construção do painel e da atividade educativa, com temas relacionados às “datas comemorativas de saúde”, proposto pelo Ministério da Saúde do Brasil, na sala de espera de uma unidade de saúde em um município do sudoeste goiano. Estudo descritivo, tipo relato de experiência, desenvolvido a partir do projeto de extensão intitulado “Construindo saberes na sala de espera”. Realizou-se a confecção mensal de painéis educativos, expostos na sala de espera da unidade de saúde e atividades educativas como palestras, discussões e roda de conversas com os usuários. Foram afixados 18 painéis educativos e realizadas 18 ações, além da confecção de folders informativos. Para a construção das atividades propostas, os discentes utilizaram a estratégia de “estudo em grupo” sobre os diversos temas a serem abordados no painel e na educação em saúde. A experiência de participar do projeto de extensão em tela contribuiu para a formação dos discentes, pois permitiu o compartilhar do conhecimento acadêmico adquirido com a comunidade e despertou os mesmos para a importância de valorizar o conhecimento popular.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).