EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: DIFUNDINDO CONHECIMENTO ACERCA DA SAÚDE MENTAL EM REGIÕES VULNERÁVEIS
Palavras-chave:
Projeto Rondon, Extensão Universitária, Saúde MentalResumo
Propostas de inovação social advindos das universidades por meio da extensão é primordial para a evolução da sociedade, visto que busca alternativas sustentáveis para o bem-estar social, promover autoconhecimento, acolhida e um serviço de saúde efetivo e de qualidade. Com um crescente número de casos, percebe-se que os problemas em saúde mental apresentam uma ampla abrangência, frequentemente são negligenciados e os recursos a sua disposição são insuficientes. O presente estudo tem como objetivo elucidar benefícios decorrentes da implantação de um projeto de inovação social fomentado pela extensão universitária, na presente pesquisa, o relato de experiência do Projeto Rondon, o qual abordou sobre saúde mental em uma comunidade socialmente vulnerável. Os resultados apontaram que projetos de extensão advindos das universidades, como o Projeto Rondon, tem a capacidade de identificar os déficits contidos naquele contexto e propiciar uma maior flexibilidade e diversidade tanto na compreensão quanto nas propostas de intervenção, como construir um espaço de criação e recriação das condições de manutenção da saúde mental do sujeito. Dessa forma, percebe-se a importância de projetos de inovação social advindos da extensão universitária com o intuito de promover educação, em enfoque no presente estudo, sobre saúde mental em regiões vulneráveis. A extensão, como espaço estratégico para promover atividades acadêmicas integradoras entre áreas distintas do conhecimento, fortalece a interdisciplinaridade. O Projeto Rondon satisfaz completamente esta condição.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).