FÍSICA NA ESCOLA: DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COMO MEDIDA DE DESCENTRALIZAÇÃO DO ACESSO AO CONHECIMENTO
Palavras-chave:
Divulgação-Científica, Educação, SociedadeResumo
A divulgação científica desempenha um papel crucial na educação e na sociedade, pois busca tornar a ciência e o conhecimento acadêmico acessíveis ao público em geral. O projeto "Física na Escola" é uma iniciativa de extensão no campo da divulgação científica que visa estabelecer uma conexão entre o Instituto de Física da UFG e as escolas de ensino básico na região metropolitana de Goiânia. Seu propósito é combater o analfabetismo científico atual e levar o conhecimento científico a grupos que enfrentam dificuldades de acesso a ele. O projeto facilita a introdução de temas contemporâneos da Física no ambiente das escolas de ensino básico através de palestras ministradas pela equipe docente e técnica do Instituto de Física da UFG, selecionadas de acordo com as demandas dos solicitantes. Após aproximadamente seis meses de implementação, observou-se que o interesse pelos temas científicos está presente em ambos os níveis de ensino, manifestando-se de diversas maneiras e sendo influenciado pela estrutura da escola, incluindo o corpo docente, a infraestrutura e a realização de práticas experimentais. Desde sua criação, o projeto recebeu 26 solicitações, das quais 15 palestras já foram ministradas, impactando um público de 868 alunos. Esse número representa 86% da meta de público estimada para dois anos de duração do projeto. Portanto, o projeto evidencia a demanda existente por iniciativas de divulgação científica e tecnológica na educação e na sociedade, as quais desempenham um papel fundamental no desenvolvimento técnico e crítico da comunidade.
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