PROGRAMA DE EXTENSÃO ESQUALOS: INTERFACE NA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-GESTÃO EM SAÚDE
Palavras-chave:
Práticas Educativas, Integração ensino-serviço, Extensão, Prática interprofissional, UniversidadesResumo
Escritório de Qualidade para Organizações de Saúde (EsQualOS) é um programa de extensão da Universidade do Estado de Mato Grosso de abordagem interprofissional na linha da gestão em saúde. Objetivou relatar a trajetória do EsQualOS como estrutura de integração ensino-serviço-gestão. Trata-se de um estudo original de análise documental por meio de revisão narrativa de natureza qualitativa, com recorte temporal desde a criação do EsQualOS (2017-2023). Dados foram extraídos de relatórios e registros dos projetos e outros documentos pertinentes. A organização foi apresentada em duas seções: Do marco histórico para a criação do EsQualOS aos seus produtos que consolidam o eixo ensino-extensão-pesquisa e A formação de recursos humanos na perspectiva da integração ensino-serviço-gestão em saúde. O trabalho extensionista segue a proposta interdisciplinar com os cursos de Enfermagem, Administração, Ciências Contábeis, Letras e Jornalismo, profissionais dos serviços de saúde e da gestão de Sistemas e Serviços de Saúde. Na linha da extensão sete projetos consolidaram produtos, no campo da formação, trinta e seis cursos de curta duração e a elaboração de documentação de processos por meio de mapeamento e modelagem, e na linha da pesquisa, doze projetos que consolidaram relatórios técnicos. Estudantes se vincularam por ação voluntária, bolsas de editais por agência de fomento e Estágios não Obrigatórios Remunerados. Neste período passaram pelo programa 223 alunos, 30 profissionais/gestores e 10 professores/profissional técnico. O olhar ampliado para o Sistema de Saúde é um fator de prática do EsQualOS para o incremento na qualificação de processos assistenciais e organizacionais.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).