RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA:
RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A ETAPA DE AMBIENTAÇÃO NA ESCOLA-CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.31668/rczqzc06Resumo
O presente estudo tem como objetivo relatar a experiência vivenciada durante a etapa de ambientação na escola-campo, no âmbito do Programa Residência Pedagógica. Essa etapa incluiu a leitura e fichamento de documentos institucionais e a observação e descrição da estrutura física e organizacional da escola. O relato fundamenta-se exclusivamente na etapa de diagnóstico escolar, realizada no Instituto Federal Goiano – Campus Ceres. Essa experiência permitiu identificar as potencialidades do ambiente escolar, bem como compreender a interação dos diversos elementos que compõem o cotidiano institucional, favorecendo a construção de ações pedagógicas mais alinhadas à realidade da escola. Conclui-se que a etapa de ambientação na escola-campo desempenha um papel fundamental na formação de estudantes de licenciatura, ao proporcionar uma adaptação ao ambiente educacional e uma compreensão mais aprofundada da realidade e dinâmica da instituição de ensino.
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