O “DIREITO À CIDADE” NA OCUPAÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO:
AS ÁREAS DE LAZER E O PATRIMÔNIO AMBIENTAL URBANO DE CERES (GO)
DOI:
https://doi.org/10.31668/fg2vka85Palavras-chave:
Espaços de lazer, Direito à cidade, Gestão participativaResumo
O lazer, como um atributo do “direito à cidade”, é uma prática paulatinamente precarizada por fatores como a mercantilização e a degradação dos espaços públicos. Voltado a essa temática, esse artigo apresenta um estudo de caso no município de Ceres (Goiás). Buscou-se investigar como os espaços públicos de lazer e o patrimônio ambiental urbano têm sido gerenciados pelo poder público municipal, quais as condições e as infraestruturas desses espaços e como a população local os percebe e os usufrui. Além da revisão bibliográfica e documental, foram necessários trabalhos de campo a fim de realizar o mapeamento e a observação qualitativa dos espaços públicos de lazer. Para o mapeamento, foram empregados softwares de geoprocessamento como o Qgis e Google Earth, registros em diário de campo e registros fotográficos. Também foram aplicados questionários de opinião pública para analisar a dinâmica de uso e apropriação desses espaços pela população local. Conclui-se que, embora o município esteja próximo de alguns indicadores quantitativos sugeridos, existe uma demanda por melhorias na infraestrutura, manutenção e acessibilidade desses espaços, que por falta de investimentos, tornam-se subutilizados ou inutilizados. As análises e diagnósticos produzidos poderão subsidiar a instituição de políticas públicas e os segmentos de gestão e de planejamento urbano.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).