MUDANÇAS NA COBERTURA E USO DA TERRA EM ZONAS DE TRANSIÇÃO DO BIOMA CERRADO ENTRE 2000 E 2021:
ANÁLISE COM BASE NOS DADOS DO MAPBIOMAS
DOI:
https://doi.org/10.31668/t4m4yc26Palavras-chave:
Mudanças na cobertura e uso da terra, Zonas de transição ecológica, CerradoResumo
Com apenas 53,1% de cobertura vegetal nativa, o Cerrado é considerado um dos hotspots mundiais para a conservação devido ao seu elevado endemismo e alto risco de extinção de espécies e ambientes ecológicos. Neste trabalho analisaram-se as mudanças na cobertura e uso da terra nos municípios situados nas zonas de transição entre o Cerrado e outros biomas, registradas pelo Projeto MapBiomas para os anos de 2000, 2005, 2010, 2015 e 2021. Realizaram-se estudos de casos de municípios com alta perda de vegetação natural, a saber: Minas Novas (MG), Nova Ubiratã (MT), Santo Antônio do Levenger (MT) e Correntina (BA). Considerando todos os municípios abrangidos pelas zonas de transição do Cerrado, registrou-se uma perda de 9% na área de vegetação nativa no período.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).