MUDANÇAS NA COBERTURA E USO DA TERRA EM ZONAS DE TRANSIÇÃO DO BIOMA CERRADO ENTRE 2000 E 2021:

ANÁLISE COM BASE NOS DADOS DO MAPBIOMAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/t4m4yc26

Palavras-chave:

Mudanças na cobertura e uso da terra, Zonas de transição ecológica, Cerrado

Resumo

Com apenas 53,1% de cobertura vegetal nativa, o Cerrado é considerado um dos hotspots mundiais para a conservação devido ao seu elevado endemismo e alto risco de extinção de espécies e ambientes ecológicos. Neste trabalho analisaram-se as mudanças na cobertura e uso da terra nos municípios situados nas zonas de transição entre o Cerrado e outros biomas, registradas pelo Projeto MapBiomas para os anos de 2000, 2005, 2010, 2015 e 2021. Realizaram-se estudos de casos de municípios com alta perda de vegetação natural, a saber: Minas Novas (MG), Nova Ubiratã (MT), Santo Antônio do Levenger (MT) e Correntina (BA). Considerando todos os municípios abrangidos pelas zonas de transição do Cerrado, registrou-se uma perda de 9% na área de vegetação nativa no período.

Biografia do Autor

  • Mário Henrique Monteiro Dornelas, Universidade Federal de Goiás (UFG)

    Formado em Ecologia e Análise Ambiental pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em 2022/2. Atuou no do Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (LAPIG), do Instituto de Estudos Sócioambientais da UFG, fazendo parte do Grupo de Avaliação Visual e Mapbiomas Alerta.

  • Elaine Barbosa da Silva, Universidade Federal de Goiás (UFG)

    Graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás (2005), especialista em Geoprocessamento pela faculdade Estácio de Sá (2006), mestre em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2009), doutora em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2013). Professora da Universidade Federal de Goiás (UFG), junto ao Instituto de Estudos Sócio-Ambientais. Atua como coordenadora do Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento da Universidade Federal de Goiás (LAPIG \ www.lapig.iesa.ufg.br), uma das principais referências no país quanto ao processamento, análise e distribuição de dados satelitários. Integra a equipe da iniciativa MapBiomas Brasil. Desenvolve pesquisas de ocupação e mudanças de cobertura e uso da terra e os impactos sócios ambientais no bioma Cerrado. Atua também na área de Geotecnologias aplicadas ao ensino.

  • Lana Mara Silva Teixeira, niversidade Federal de Goiás (UFG)

    Bacharel em Ciências ambientais pela Universidade Federal de Goiás (UFG) (2017), tecnóloga em Gestão ambiental pelo Centro Universitário de Goiás (Uni-Anhanguera) (2010). Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (Ciamb) e pesquisadora do Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig), do Instituto de Estudos Sócio Ambientais (Iesa) da UFG, atuando como coordenadora técnica do MapBiomas Alertas.

  • Antônio Fernandes dos Anjos, Universidade Estadual de Goiás

    Bacharel (2006), mestre (2009) e doutor (2016) em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor adujunto da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unidade Universitária de Iporá. Dedica-se à Geografia Humana, com ênfase nas áreas de Geografia Urbana, Geografia Regional e Geografia Agrária. Trabalha também com Mudança na Cobertura e Uso da Terra, Geomática e Metodologia Científica. Tem experiência técnica em Habitação de Interesse Social.

Publicado

2025-07-04