RELAÇÃO ENTRE ÁREA DE DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA E TAMANHO CORPORAL DAS AVES NÃO PASSERIFORMES DO CERRADO BRASILEIRO
Resumo
Os objetivos deste trabalho foram analisar a relação de distribuição geográfica e tamanho corporal para aves não passeriformes do Cerrado, tanto para a América do Sul quanto para a área contínua do domínio, de acordo com dados da literatura para 342 espécies de aves que se reproduzem no Cerrado. A distribuição de frequência do tamanho corporal evidenciou uma assimetria negativa, que pode estar relacionada à escala espacial e um maior número de espécies de grande porte. Contudo, a frequência do tamanho corporal, tanto para a América do Sul quanto para o Cerrado, demonstraram uma assimetria negativa, tal como esperado para estas variáveis. A relação entre a distribuição geográfica na América do Sul e o tamanho corporal foram significativas, o que não foi observado ao nível do Cerrado, provavelmente devido à ampla distribuição das espécies estudadas ao longo do continente. Em suma, as aves não passeriformes do Cerrado não se adequam aos padrões macroecológicos esperados, provavelmente por serem maiores em relação a maioria das aves do domínio, ou serem amplamente distribuídas, já que a maioria não se restringe ao Brasil Central.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).