CARACTERIZAÇÃO DA SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DA HANSENÍASE EM IPORÁ, GOIÁS
Palavras-chave:
Hanseníase, Iporá, Go.Resumo
A hanseníase é uma doença infecciosa crônica, caracterizada por lesões de pele com perda sensibilidade. Apesar de ser uma doença curável e a medicação ser distribuída gratuitamente em unidades públicas de saúde, o conhecimento populacional sobre os sintomas iniciais da hanseníase ainda é muito escasso. Essa falta de conhecimentos pode fazer com que a doença atinja um estágio mais disseminado, causando graves deformidades e deficiências físicas irreversíveis. O Brasil é a segundo nação com maior número de casos absolutos de hanseníase no mundo. O país possui varias regiões hiperdêmicas para hanseníase, inclusive alguns municípios de Goiás, como é o caso de Iporá. Neste contexto, o presente estudo objetivou caracterizar a situação epidemiológica da hanseníase em Iporá, analisando a ocorrência da doença no período de 2002 a 2012. Os resultados deste estudo mostraram uma tendência de aumento nas notificações de hanseníase entre os anos de 2003 e 2005, seguido por uma queda nas taxas de prevalência e incidência, entre os anos de 2006 e 2008. Entre os anos de 2009 e 2012 houve pouca variação no numero de casos da doença, mantendo as taxas de incidência e prevalência estáveis. Estes resultados mostram que apesar da relativa estabilização no número de casos de hanseníase, a doença continua sendo um grave problema de saúde pública que ainda precisa ser controlado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).