O DIÁRIO REFLEXIVO NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LÍNGUAS: RESSIGNIFICANDO A PRÁTICA

Autores

  • Lauro Luiz Luiz Pereira Silva
  • Maria Wilma Aparecida Silva Trajano Andrade

Palavras-chave:

Diários reflexivos, Avaliação, Educação de professores

Resumo

Este artigo tem por objetivo problematizar como a utilização do gênero diário se estabeleceu como uma ferramenta importante para o autoconhecimento e autocrítica de professores em formação do curso de Letras de uma universidade pública estadual de uma cidade do interior do estado de Goiás. Consideramos como base teórica: (a) o conceito de diário e sua utilização na prática e pesquisa educacional, Machado (1998); (b) diários reflexivos na formação de professores, Porter et all (1990) e (c) o gênero diário em um contexto de prática reflexiva crítica, Liberalli (1999).O material documentário deste estudo é composto de excertos de diários reflexivos confeccionados por professores em formação da disciplina estágio supervisionado de um curso de Letras com dupla licenciatura de uma universidade publica estadual. Apresentamos como o gênero diário revelou-se uma ferramenta capaz de modificar a prática e até mesmo a formação dos professores de línguas em pré-serviço.

Biografia do Autor

  • Lauro Luiz Luiz Pereira Silva
    Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia. Experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de línguas, ensino de línguas, crenças, cognições e TIC's.
  • Maria Wilma Aparecida Silva Trajano Andrade
    Possui graduação em Letras - Licenciatura Plena pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Quirinópolis (1995). Pós -graduada em Língua Portuguesa. Atua como coordenadora pedagógica na Rede Municipal de Ensino, na Escola Municipal Márcio Ribeiro. É professora da Universidade Estadual de Goiás- UEG, na área de Literatura Portuguesa ,Cultura e Linguagem e Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa II . Professora do Ensino Fundamental e Médio do Colégio Estadual Dr. Pedro Ludovico . É mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC GO, na linha de pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos .

Downloads

Publicado

2014-04-04

Edição

Seção

Práticas Educacionais