Educação, territórios e linguagens digitais: análise de blogs sobre a Região Amazônica

Autores

  • Braz Batista Vaz UFT
  • Plábio Marcos Martins Desiderio UFT
  • Rosária Helena Ruiz Nakashima UFT

Palavras-chave:

Blogs. Região Amazônica. Educação. Comunicação.

Resumo

A proposta deste artigo é analisar alguns discursos presentes em dois blogs sobre a Região Amazônica, considerando sua difusão a partir das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), de forma a conectá-la ao contexto da região norte e suas especificidades. É destacada sua potencialidade de utilização tanto no campo educacional quanto para estímulo e reflexões acerca de temas sensíveis para a região norte do Brasil. Num primeiro momento, são ressaltados os desafios e perspectivas para educação e, na sequência, uma reflexão acerca dos discursos e das considerações a respeito destes, por meio dos blogs amazônicos. Finalmente, é ressaltada a importância da educação se apropriar desse recurso tecnológico, estimulando, principalmente, estudantes da Região Amazônica a divulgarem aspectos ambientais, bem como a complexidade da realidade socioeconômica e cultural de sua região, colaborando para a construção de um imaginário mais fidedigno acerca das relações entre natureza e sociedade regional.

Biografia do Autor

  • Braz Batista Vaz, UFT
    Braz Batista Vas possui Graduação (Bacharelado e Licenciatura) em História (1997), Mestrado (2000) e Doutorado (2011) em História pela UNESP – Universidade Estadual Paulista – Campus de Franca; É Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins, atuando no Curso de História.
  • Plábio Marcos Martins Desiderio, UFT
    Plábio Marcos Martins Desidério possui graduação em Filosofia (2000) na PUC-Goiás, Mestrado em Sociologia (2004) na UFG e Doutorado em Comunicação (2013) na UNB. Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins do Curso de História do Campus de Araguaína (TO). 
  • Rosária Helena Ruiz Nakashima, UFT
    Rosária Helena Ruiz Nakashima é pedagoga. Mestre em Educação pela Unicamp sobre Educação, Tecnologia e Lousa Digital. Doutora na área de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares, pela Faculdade de Educação da USP. Professora Adjunta do Curso de Licenciatura de História da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Araguaína. 

Downloads

Publicado

2014-09-10

Edição

Seção

Dossiê Cultura e Território: Abordagens interdisciplinares