Educação, territórios e linguagens digitais: análise de blogs sobre a Região Amazônica
Palavras-chave:
Blogs. Região Amazônica. Educação. Comunicação.Resumo
A proposta deste artigo é analisar alguns discursos presentes em dois blogs sobre a Região Amazônica, considerando sua difusão a partir das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), de forma a conectá-la ao contexto da região norte e suas especificidades. É destacada sua potencialidade de utilização tanto no campo educacional quanto para estímulo e reflexões acerca de temas sensíveis para a região norte do Brasil. Num primeiro momento, são ressaltados os desafios e perspectivas para educação e, na sequência, uma reflexão acerca dos discursos e das considerações a respeito destes, por meio dos blogs amazônicos. Finalmente, é ressaltada a importância da educação se apropriar desse recurso tecnológico, estimulando, principalmente, estudantes da Região Amazônica a divulgarem aspectos ambientais, bem como a complexidade da realidade socioeconômica e cultural de sua região, colaborando para a construção de um imaginário mais fidedigno acerca das relações entre natureza e sociedade regional.
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