Igrejas assebleianas no norte do Tocantins: processo de implantação e construção de identidades
Palavras-chave:
Religião, política, pentecostalismo, igrejas assembleianasResumo
Nesse estudo sinalizamos para os aspectos históricos de implantação e consolidação de igrejas assembleianas no norte do estado do Tocantins, mais precisamente na cidade de Araguaína. Apontamos a diversidade de práticas e estratégias para a formação de igrejas. Sinalizamos para os discursos que embasam as práticas missionárias pentecostais assembleianas, as doutrinas e as bases bíblicas que legitimam as ações de fiéis para a configuração de um dos ramos pentacostais de maior visibilidade no estado do Tocantins. O estudo assume a abordagem histórica e cultural numa interface com a questão da identidade, pois se trata de conhecer a organização de um grupo religioso que se constitui na diferenciação aos demais grupos religiosos e em seus conflitos internos.

Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).