AS IMPLICAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA SOCIEDADE, NA ESCOLA E NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • Claudimary Moreira Silva Oliveira Universidade Estadual de Goiás - Unidade de Iporá. Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí
  • Duelci Aparecido de Freitas Vaz Instituto Federalde Educação, Ciências e Tecnologia de Goiás, Cámpus Jataí

Palavras-chave:

desenvolvimento científico. educação científica, docência, educação matemática

Resumo

Este artigo tem como finalidade provocar reflexão sobre o desenvolvimento das ciências, sobre as implicações advindas do conhecimento científico e tecnológico na vida das pessoas,  na educação e no papel do professor, dando ênfase às novas habilidades e competências esperada do professor de matemática. Os novos desafios criados pelo desenvolvimento das ciências e tecnologia tem provocado profundas mudanças no meio ambiente, nas relações sociais e nos modos de vida da população e aqui está em debate as consequências educacionais advindas levando em conta que a escola deve estar comprometida com um ensino de qualidade e com a construção da cidadania. E considerando que a prática educativa precisa estar adequada às necessidades sociais, culturais, políticas, econômicas da realidade brasileira, que leve em conta os  interesses e motivações dos alunos e garantindo as aprendizagens mínimas para a formação de cidadãos críticos, participativos e autônomos que sejam capazes de atuar responsabilidade e competência no meio social em que vive. São muitos os recursos e tecnologias que estão ao alcance do professor que pode utilizá-las como suporte para desenvolver um bom trabalho com aulas atraentes e inovadoras que incentivem os alunos a tomar gosto pela Matemática. Nesta perspectiva a Matemática se torna um instrumento para a construção da cidadania no sentido de que estimula a produção e uso e apropriação crítica dos conhecimentos científicos e dos recursos tecnológicos em favor da formação crítica do aluno.

Biografia do Autor

  • Duelci Aparecido de Freitas Vaz, Instituto Federalde Educação, Ciências e Tecnologia de Goiás, Cámpus Jataí
    Doutor em Educação Matemática, professor do Instituto Federalde Educação, Ciências e Tecnologia de Goiás,  Cámpus Jataí

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Publicado

2015-02-25

Edição

Seção

Práticas Educacionais