AS IMPLICAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA SOCIEDADE, NA ESCOLA E NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA CONTEMPORANEIDADE
Palavras-chave:
desenvolvimento científico. educação científica, docência, educação matemáticaResumo
Este artigo tem como finalidade provocar reflexão sobre o desenvolvimento das ciências, sobre as implicações advindas do conhecimento científico e tecnológico na vida das pessoas, na educação e no papel do professor, dando ênfase às novas habilidades e competências esperada do professor de matemática. Os novos desafios criados pelo desenvolvimento das ciências e tecnologia tem provocado profundas mudanças no meio ambiente, nas relações sociais e nos modos de vida da população e aqui está em debate as consequências educacionais advindas levando em conta que a escola deve estar comprometida com um ensino de qualidade e com a construção da cidadania. E considerando que a prática educativa precisa estar adequada às necessidades sociais, culturais, políticas, econômicas da realidade brasileira, que leve em conta os interesses e motivações dos alunos e garantindo as aprendizagens mínimas para a formação de cidadãos críticos, participativos e autônomos que sejam capazes de atuar responsabilidade e competência no meio social em que vive. São muitos os recursos e tecnologias que estão ao alcance do professor que pode utilizá-las como suporte para desenvolver um bom trabalho com aulas atraentes e inovadoras que incentivem os alunos a tomar gosto pela Matemática. Nesta perspectiva a Matemática se torna um instrumento para a construção da cidadania no sentido de que estimula a produção e uso e apropriação crítica dos conhecimentos científicos e dos recursos tecnológicos em favor da formação crítica do aluno.Downloads
Publicado
2015-02-25
Edição
Seção
Práticas Educacionais
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).