NATALIE ZEMON DAVIS, ROBERT A. ROSENSTONE E A "ESCRITURA FÍLMICA DA HISTÓRIA"

Autores

  • Rodrigo Francisco Dias Escola Estadual Messias Pedreiro

Palavras-chave:

Natalie Zemon Davis. Robert A. Rosenstone. Escritura Fílmica da História. Teoria da História.

Resumo

O presente trabalho procura elaborar um estudo sobre a “escritura fílmica da história”. O ponto de partida de nosso estudo é o debate entre dois historiadores norte-americanos, Natalie Zemon Davis e Robert A. Rosenstone, que manifestaram opiniões diferentes sobre a relação entre Cinema e História. A partir disso, trazemos algumas contribuições de autores do campo da Teoria da História para aprofundar nossas reflexões sobre o tema. Nosso objetivo é estabelecer um diálogo tanto com Davis quanto com Rosenstone, apontando para a necessidade de se pensar as semelhanças e as diferenças entre as narrativas produzidas pelos historiadores e as narrativas produzidas pelos cineastas.

Biografia do Autor

  • Rodrigo Francisco Dias, Escola Estadual Messias Pedreiro
    Mestre em História Social pela Universidade Federal de Uberlândia (PPGHIS/UFU). Professor de Ensino Médio na Escola Estadual Messias Pedreiro (Uberlândia - MG). Integrante do Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura (Nehac).

Downloads

Publicado

2015-02-25

Edição

Seção

Humanidades