A educação na lógica capitalista e a construção do senso crítico matemático
Resumo
Resumo
O capitalismo se desenvolveu no decorrer dos séculos XIX e XX tendo como conseqüência uma grande quantidade de capital concentrado, a mundialização econômica e a transformação de um grande número de pessoas em trabalhadores e assalariados. No contexto do Sistema Capitalista de produção, o desenvolvimento tecnológico acontece rápido, com aprimoramento e inovação constante. Neste cenário a educação precisa ser socialmente entendida como uma atividade determinada pela lógica do capital e pelas relações da sociedade em que a escola está inserida. Sob este prisma a educação acompanha a racionalidade da necessidade de acumulação de capital. Diante desta realidade este trabalho apresenta reflexões sobre como a educação acontece, a quem está servindo e como ela se encaixa nas relações presentes no sistema capitalista de produção. Busca ainda compreender a função da Educação Matemática e suas possíveis contribuições para a formação da cidadania por meio do ensino que tenha por objetivo a formação crítica que contribua para que conhecimento matemático possa servir ao cidadão possibilitando-lhe a capacidade para participar dos debates coletivos nos diversos campos indo desde as questões salariais e de trabalho até a luta por garantias de direitos sociais reconhecidos ou não.
Palavras-chave: Sistema Capitalista. Ciência e Tecnologia. Educação Matemática.
Abstract
Capitalism developed in the course of the nineteenth and twentieth centuries, resulting in a large amount of concentrated capital, economic globalization and the transformation of large numbers of people into workers and wage earners. In the context of the Capitalist System of production, the technological development happens fast, with improvement and constant innovation. In this scenario education needs to be socially understood as an activity determined by the logic of capital and by the relationships of the society in which the school is inserted. From this perspective education accompanies the rationality of the need for capital accumulation. Faced with this reality, this work presents reflections on how education happens, who it is serving and how it fits into the relations present in the capitalist system of production. It also seeks to understand the role of Mathematics Education and its possible contributions to the formation of citizenship through teaching that aims at critical training that contributes to that mathematical knowledge can serve the citizen by enabling him the ability to participate in collective debates in the various Fields ranging from wage and labor issues to the fight for guarantees of social rights recognized or not.
Keywords: Capitalist System. Science and technology. Mathematical Education.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).