A semântica argumentativa como estratégia para a elaboração de atividades de língua estrangeira moderna

Autores

  • Jailson Rogério Gomes Universidade Estadual de Goiás

Resumo

 

Resumo

Este estudo busca mostrar como a semântica linguística ducrotiana pode colaborar com a compreensão textual e tem como objetivo expor um plano de aula de língua estrangeira (espanhol) com uma proposta de atividade na qual alunos de Ensino Fundamental veriam a interdependência semântica presente nos textos (neste caso uma letra de música) por meio de operadores argumentativos. Para isso, propõe uma análise textual de acordo com a perspectiva da Teoria dos Blocos Semânticos (TBS), de Oswald Ducrot e Jean-Claude Anscombre. A teoria enunciativa ducrotiana favorece um estudo significativo do texto, pois ao analisar o texto, tal teoria enfatiza as relações que são construídas na e pela linguagem e também que o valor é resultante dessas relações. A proposta não tem o intuito de servir como modelo de aplicação da teoria, mas sim mostrar como o sentido é construído no discurso pela linguagem.

Palavras-chave: Semântica Argumentativa. Ensino. Língua estrangeira.

 

Abstract

This study aims at showing how the Ducrotian linguistic semantics perspective can collaborate with reading comprehension and also exposes a lesson plan of a foreign language (Spanish) with a proposed activity in which Elementary School students would see the semantic interdependence present in the texts (here a song composition) by argumentative operators. For this, we propose a textual analysis according to the perspective of the Theory of Semantic Blocks (TSB), proposed by Oswald Ducrot and Jean-Claude Anscombre. The Ducrotian enunciation theory favors a meaningful study of the text because the text because when analyzing this theory the emphasis are based on the relationships that are built in and through language and that the linguistic value is based upon relations. The proposal is not intended to serve as an application of the theory model, but rather to show how meaning is constructed through language in discourse.

Keywords: Foreign language. Text. Teaching. Enunciation.

Biografia do Autor

  • Jailson Rogério Gomes, Universidade Estadual de Goiás

     

     

     

     

Downloads

Publicado

2018-01-17

Edição

Seção

Artigos