Formação docente em devir: a pesquisa como práxis no Curso de Letras

Autores

  • Cláudio Luiz Abreu Fonseca Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT

Resumo

 

Resumo

Compreende-se a formação docente em Letras como uma formação em devir, que se inicia remotamente com a experiência familiar, passando pela escolarização até desembocar no curso de licenciatura quando é inaugurada a etapa institucional de formação do futuro professor de Língua e Literatura de expressão portuguesa. Trata-se de se refletir sobre a etapa formativa inicial do professor que desencadeia um processo de transformação, dadas as contingências situacionais, sociais e históricas em que se realiza. Não se trata, portanto, de se falar sobre uma formação que se concluí com o final da graduação em Letras, mas que se processa em devir desde o início, sobretudo, da graduação e continua após seu término. O futuro professor fatalmente passa no curso por uma travessia, cuja formação não se encerra na licenciatura, mas constitui o lugar em que a práxis da docência começa a se desenvolver. Em virtude disso, postula-se uma formação inicial norteada por projetos de pesquisa, cujos temas ou objetos podem ser eventos de linguagem que sejam em princípio familiares às referências culturais e sociossemióticas dos pesquisadores e futuros professores da área de Letras.

Palavras-chave: Formação docente. Licenciatura em Letras. Projeto de pesquisa.

 

Abstract

It is understood the teacher education in Literature as a formation in becoming, which begins remotely with the family experience, passing through the schooling until it finishes in the course of licentiate when the inaugurated the institutional stage of formation of the future teacher of Language and Literature of Portuguese expression . It is about reflecting on the initial formative stage of the teacher that triggers a process of transformation, given the situational, social and historical contingencies in which it takes place. It is not therefore a matter of talking about a formation that was concluded with the end of the graduation in Letters, but that is processed in becoming from the beginning, especially, of the graduation and continues after its end. The future teacher fatally passes the course through a crossing, whose formation does not end in the degree, but it is the place where the teaching praxis begins to develop. It is postulated an initial formation guided by research projects, whose themes or objects may be language events that are in principle familiar to the cultural and socio-semiotics references of researchers and future teachers of the area of Literature.

Keywords: Teacher training. Graduation in Letters. Research project.

Biografia do Autor

  • Cláudio Luiz Abreu Fonseca, Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT

     

     

Downloads

Publicado

2018-01-19

Edição

Seção

Artigos