Educação do campo: experiências e desafios na Escola Municipal Rural São Joaquim
Resumo
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Resultado parcial da pesquisa de pós-doutoramento em Geografia pela UFMS-CPTL, este texto trata de projetos direcionados para as iniciativas de práticas educacionais voltadas à proposta de educação do Campo na Escola Municipal Rural São Joaquim, Município de Selvíria/MS. O objetivo da pesquisa foi observar e analisar as experiências que a escola vem desenvolvendo na implantação de estudos pedagógicos que se aproximam da Educação do campo, mesmo sob pressão da expansão do eucalipto e da produção de celulose e das adversidades impostas pela Secretaria Municipal de Educação. A desconstrução do saber tradicional e das práticas socioeducativas camponesas iniciam-se ainda na infância e perpassam as várias fases da vida dos sujeitos que ainda permanecem no campo. Desse modo, a metodologia estabelecida, direcionada pelo método dialético, deu-se a partir de atividades com os alunos do segundo e terceiro anos do Ensino Fundamental, com as professoras dessas séries e com a gestão da escola. Diante das dificuldades postas no lugar, as iniciativas ainda estão longe de alcançar as práticas do paradigma da Educação do campo, sobretudo a partir da Pedagogia da Alternância. Contudo, é inegável o grande o esforço da gestão e de parte dos professores para que a escola cumpra com a sua função social da população local, que são os camponeses e trabalhadores rurais.
Palavras-Chave: Educação do Campo. Escola São Joaquim. Gestão. Função social.
Abstract
As a partial result of a postdoctoral research in Geography at UFMS-CPTL, this text tackles projects which focus on educational practices initiatives concerning Education in the Country at São Joaquim Rural Municipal School, in the city of Selvíria, MS. The research aimed at observing and analyzing experiences carried out by the school in terms of implementing pedagogical-related studies for Education in the Country, despite the pressure caused by eucalyptus and cellulose production and drawbacks from the Municipal Department of Education. The deconstruction of traditional knowledge and peasant socioeducational practices begin early in childhood and continues through several phases in the lives of subjects who remain in the country. Thus, the methodology established, driven by the dialectic method, consisted of activities with students in the second and third years of Brazilian Basic Education, including their teachers and school managerial staff. Given the difficultires faced in this place, the initiatives are far from reaching the practices from the Education in the Country paradigm, especially when it comes to the Alternance Pedagogy. However, it is worth mentioning the effort made by the managerial staff and part of the teachers so as to accomplish the social function of the local population, namely peasants and rural workers.
Keywords: Education in the Country. São Joaquim School. Management. Social Function.
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