A metáfora como processo de gramaticalização no twitter
Resumo
Resumo
O presente trabalho foi elaborado em virtude das discussões promovidas durante a disciplina Gramaticalização do Português Brasileiro, do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da PUC-SP. Essa situação nos levou à pesquisa e, com base nos fundamentos estabelecidos a partir dos estudos do processo de gramaticalização do português brasileiro, decidimos considerar relevante a análise do processo de gramaticalização por meio da metáfora observado em tweets do cantor Lobão @lobaoeletrico e do Macho Alpha @omachoalpha no mês de novembro de 2014. Em vista disso, propomos refletir como se dá o processo de gramaticalização sob a perspectiva da metáfora cognitiva. Por conseguinte, escolhemos analisar essas ocorrências no ambiente virtual e, para tal, escolhemos a rede social Twitter. Dessa forma, escolhemos analisar alguns tweets de dois usuários dessa plataforma: @lobaoeletrico e @omachoalpha e justificamos que a análise da linguagem em ambientes virtuais é relevante, pois contribui para os estudos de língua, especificamente, do processo de gramaticalização. Como a comunicação na internet tem uma dinâmica diferente de outras plataformas de escrita, como o uso de emoticons, abreviações,e, no caso do Twitter, mensagens em 140 caracteres, nos propomos observar como a gramaticalização pode ser observada nesse ambiente. Para verificar esse fenômeno, recorremos aos estudos da metáfora cognitiva propostos por Lakoff; Johnson (2002) e, no que se refere ao estudo do processo de gramaticalização, recorremos aos estudos de Carvalho, (2011) e Ferreira (2011).
Palavras-chave: Metáfora Cognitiva; Gramaticalização; Ambiente Virtual.
Abstract
The present work was elaborated by the discussions promoted during the Grammaticalization of Brazilian Portuguese course of the Program of Postgraduate Studies in Portuguese Language of PUCSP. This situation led us to the research and, based on the foundations established from the studies of the grammaticalization process of Brazilian Portuguese, we decided to consider relevant the analysis of the grammaticalization process through the metaphor observed in tweets of singer Lobão @lobaoeletrico and Macho Alpha @omachoalpha in the month of November 2014. In view of this, we propose to reflect how the process of grammaticalization occurs from the perspective of the cognitive metaphor. Therefore, we chose to analyze these occurrences in the virtual environment and, to that end, we chose the Twitter social network. Thus, we chose to analyze some tweets of two users of this platform: @lobaoeletrico and @omachoalpha and we justify that the analysis of the language in virtual environments is relevant, since it contributes to the language studies, specifically, the grammaticalization process. As communication on the internet has a different dynamic from other writing platforms, such as the use of emoticons, abbreviations, and, in the case of Twitter, messages in 140 characters, we propose to observe how grammaticalization can be observed in this environment. To verify this phenomenon, we resort to the studies of the cognitive metaphor proposed by Lakoff; Johnson (2002) and, as far as the study of the grammaticalization process is concerned, we used the studies by Carvalho, (2011) and Ferreira (2011).
Keywords: Cognitive Metaphor; Grammaticalization; Virtual Environment.
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