A Estrada de Ferro Goiás e sua influência no surgimento de cidades e na economia regional do Sudeste Goiano
Resumo
Resumo
Em meados do século XIX, foi construída a primeira ferrovia no Brasil. A partir de então, importantes mudanças aconteceram. O transporte ferroviário chega ao estado de Goiás no início do século XX, proporcionando importantes mudanças territoriais. Além da integração com o Sudeste brasileiro, houve aumento da população e da produção agropecuária. Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de analisar a formação dessa ferrovia e compreender sua influência no processo de dinamização da produção agropastoril do Sudeste goiano. Os procedimentos metodológicos basearam-se em pesquisa bibliográfica, análise documental, realização de trabalho de campo, mapeamento e levantamento de dados secundários em órgãos oficiais — a exemplo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) —, em relatórios da EFG e na revista A Informação Goyana. Os resultados demonstraram que o crescimento econômico promovido pela construção da ferrovia, traduzido especialmente pelo aumento na produção de arroz, café e gado bovino, foi acompanhado pelo surgimento de cidades e pelo processo de urbanização, o que evidencia a importância dos trilhos tanto para a formação do território goiano como pela sua integração com a economia nacional.
Palavras-chave: Território. Redes. Estrada de Ferro Goiás. Integração.
Abstract: In the middle of the 19th century, it was built the Brazilian first railroad. From then on, major changes took place. Rail transport arrives in the state of Goiás at the beginning of the 20th century, providing important territorial changes. Besides the integration with Brazil Southeast region, there was an increase in population and agricultural production. This study was developed with the objective of analyzing this railway shaping and understanding its influence in the process of dynamization of agropastoral production in the Southeast of Goiás. The methodological procedures were based on bibliographic research, document analysis, field work, mapping and survey of secondary data in official bodies - such as the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE) and the Land Transport National Agency (ANTT) ) - in EFG reports and in the A InformaçãoGoyana magazine. The results showed that the economic growth promoted by the construction of the railroad, translated especially by the increase in rice, coffee and cattle production, was accompanied by the emergence of cities and the urbanization process, which shows the importance of the rails both for the formation of Goiásterritory and its integration with the national economy.
Keywords: Territory. Networks. Goiás Railroad. Integration.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).