O ensino de ciências por investigação: abordagem em publicações recentes
Resumo
Resumo
Como o conhecimento científico pode ser ensinado na escola pelo professor? O ensino por investigação é uma das possibilidades. Neste contexto, este estudo teve por objetivo analisar como o tema Ensino de Ciências por Investigação tem sido abordado em publicações recentes disponibilizadas em bases de dados. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica sistematizada construída por meio de consultadas realizadas nas bases de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Plataforma ResearchGate e Scientific Electronic Library Online (Scielo). A análise de 32 artigos recentes mostrou que há regionalização destas publicações, principalmente vinculadas aos pesquisadores das regiões sudeste e sul. Os artigos abordam sobretudo formação de professores, e aqueles voltados ao processo de ensino-aprendizagem em sala de aula são com o Ensino Fundamental (I e II). A maioria das pesquisas ocorreu em escolas da rede pública de ensino. E no contexto da abordagem de ensino investigativo é mais usual a terminologia ensino por investigação. De acordo com os autores, as estratégias metodológicas investigativas colaboram para superar os modelos tradicionais de ensino, tornando a aula mais interativa, estabelecendo a cultura científica no ambiente escolar.
Palavras-chave: Alfabetização científica. Aprendizagem. Ciência e argumentação. Sala de aula.
Abstract
How can scientific knowledge be taught in school by the teacher? Research teaching is one of the possibilities. In this context, this study aimed to analyze how the theme Teaching of Sciences by Research has been approached in recent publications made available in databases. For this purpose, a systematized bibliographical review was carried out using the databases of the Coordination for Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), ResearchGate Platform and Scientific Electronic Library Online (Scielo). The analysis of 32 recent articles showed that there is regionalization of these publications, mainly related to the researchers of the Southeast and South regions. The articles mainly deal with teacher training, those focused on the teaching-learning process in the classroom are with Elementary School (I and II). Most of the research was carried out in public schools. And in the context of the investigative teaching approach research teaching terminology is more usual. According to the authors, the investigative methodological strategies collaborate to overcome the traditional models of teaching, making the class more interactive, establishing the scientific culture in the school environment.
Keywords: Scientific literacy. Learning. Science and argumentation. Classroom.
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