A migração enquanto mal estar no/do (o)outro: entre a pulsão de morte e a invisibilidade

Autores

  • Olimpia Maluf-Souza Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT
  • Ana Cláudia de Moraes Salles Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT
  • Fernanda Surubi Fernandes Universidade Estadual de Goiás – UEG Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Wellington Marques da Silveira Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT

Resumo

Resumo: Este artigo propôs-se a dar visibilidade ao processo de ocupação e de instalação de refugiados haitianos e venezuelanos no estado de Mato Grosso, em especial pela cidade de Cuiabá, por meio da análise de um corpus composto de recortes que materializam dizeres sobre a permanência e a espacialização destes imigrantes em nosso país. Dessa forma, tratou-se de colocar em visibilidade à memória que escapa e se mostra, por gestos que buscam criar lugares de pertença/acolhimento/inclusão, dos processos histórico-sociais que garantiram um espaço desigual e explorador ao migrante/negro, em razão de sua condição economicamente vulnerável. Os recortes realizados das fotografias da Mostra Haiti é aqui nos permitiram visibilizar como a combinação significante, possibilitada pelo encadeamento sintático da letra da música Haiti de Caetano Veloso e Gilberto Gil, faz remissões à memória dos sentidos de segregação aos quais os migrantes, sobretudo os negros, foram submetidos.

Palavras-chave: Acontecimento discursivo. Alteridade. Migração. Intolerância.

 

Abstract: This paper aimed to give visibility to the process of occupation and installation of Haitian and Venezuelan refugees in Mato Grosso State, especially in the city of Cuiabá, through the analysis of a corpus composed by clippings that materialize statements about the permanence and the spatialization of these immigrants in our country. Thereby, it was tried to put in visibility the memory that escapes and shows itself, through gestures that seek to create belonging/reception/inclusion places, of the historical-social processes that guaranteed an unequal and exploitative space to the migrant/black, due its economically vulnerable condition. The clippings made from the photographs of the Exhibition Haiti é aqui allowed us to see how the significant combination, possible by the syntactic linkage of the song lyrics Haiti by Caetano Veloso and Gilberto Gil, makes reference to the memory of the senses of segregation to which migrants, especially blacks, were submitted.

Keywords: Discursive event. Otherness. Migration. Intolerance.

Downloads

Publicado

2018-10-13