A formação do leitor literário: algumas contribuições do fazer teatral

Autores

  • Ana Paula Menoti Dyonisio Colégio Pedro II – RJ

Resumo

Resumo: Vigostksi (2014) afirma a importância de uma educação para uma estética criadora, valorizando as diversas formas de aprendizagem.Freire (1982), educador brasileiro, defende que a escola deve ser um ambiente vivo e que a relação entre professor e aluno deve ser dialógica e de construção, em que os alunos devem aprender a ler todos os textos presentes no mundo.Para Zilberman e Magalhães (1987) a literatura para as crianças, então leitores ainda em formação, tem como objetivo fazer a mediação da leitura do mundo por meio das palavras, da linguagem escrita. Jolibert (1994) aponta a importância de as crianças estarem em contato constante com os diversos suportes textuais e materiais de leitura. Contudo, apenas o contato com os livros, somadas à obrigatoriedade da leitura não são elementos suficientes para a formação de leitores literários. Magalhães (1987) mostra o jogo como elemento importante de mediação para a compreensão do mundo pelas crianças que, após a entrada na escola, são privadas dessa atividade, considerada, pelos adultos, como atividade secundária. Os jogos teatrais, para Spolin (2007), auxiliam no desenvolvimento da oralidade, na perda da timidez, organização mental para a criação de cenas e de fatos que, posteriormente, serão importantes para a apropriação da língua escrita e de suas especificidades O jogo, então, é um elemento essencial para o desenvolvimento das crianças e de sua aprendizagem, e um importante meio para a formação de leitores literários.

Palavras-chave: Formação de leitores. Teatro. Jogos teatrais. Leitor literário.

 

Abstract: Vigostksi (2014) affirms the importance of an education for a creative aesthetic, valuing the various forms of learning. Freire (1982), brazilian educator, argues that the school should be a living environment and that the relationship between teacher and student should be dialogic and constructive, in which students must learn to read all texts present in the world. For Zilberman and Magalhães (1987) the literature for children, then readers still in formation, aims to mediate reading the world through words, written language. Jolibert (1994) points out the importance of children being in constant contact with the various textual supports and reading materials. However, only the contact with the books, added to the compulsory reading is not enough elements for the formation of literary readers. Magalhães (1987) shows the game as an important mediating element for understanding the world by children who, after entering school, are deprived of this activity, considered by adults as a secondary activity. For Spolin (2007), the theater games are important for the development of orality, loss of shyness, mental organization for the creation of scenes and facts that will later be important for the appropriation of the written language and its specificities. The game, it is an essential element for the development of children and their learning and an important means for the training of literary readers.

 

Key-words: Formation of readers. Drama. Theater games. Literary reader.

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Publicado

2018-10-13