MINERAÇÃO, DESLOCAMENTOS COMPULSÓRIOS E IDENTIDADES EM MOVIMENTO
um olhar sobre as comunidades atingidas pela Vale e Riversdale em Moatize, Moçambique
Resumo
Em Moçambique, o debate sobre os grandes projetos de investimento (GPIs) vem crescendo significativamente, sobretudo nos últimos dez anos. Dum debate, exclusivamente, dos economistas, a discussão sobre os efeitos dos megaprojetos em diferentes escalas passou a interessar, igualmente, aos sociólogos, geógrafos, ambientalistas e especialistas em saúde pública. Sob diversos enfoques, cada uma dessas áreas busca nas discussões sobre os megaprojetos, explorar uma dimensão específica, isto é, a que mais interessa aos objetivos da pesquisa. Este artigo analisa as transformações espaciais ocorridas em Moatize, com o início da extração do carvão mineral, buscando compreender como essas modificações afetaram a estrutura social e a identidade da população atingida. A partir da leitura integrada e dialética das categorias espaço e território (explorando os seus desdobramentos sobre a identidade); do trabalho de campo realizado entre 2015 e 2016, em Moatize, assim como da pesquisa bibliográfica, podemos dizer que com o início da extração do carvão mineral assistiu-se a uma rápida transformação espacial, afetando assim as referências sobre os lugares, bem como a identidade das comunidades atingidas pela Vale e Riversdale. De fato, elementos simbólicos como o Rio, a antiga casa e a machamba, foram perdidos com o reassentamento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).