COMPONENTES ICONOGRÁFICOS NA PAISAGEM URBANA DA CIDADE DE RIO VERDE, GOIÁS, BRASIL
Resumo
Resumo
Objetivou-se com este trabalho identificar e analisar as vozes que bradam dos componentes iconográficos (pichações, propagandas e monumentos) nas principais avenidas da cidade de Rio Verde, Goiás. Não obstante, o presente texto apresenta uma reflexão conceitual sobre alguns temas para embasar a análise das contradições vivenciadas pela população na trama diária da cidade. O problema central é: podem os componentes iconográficos mediatizarem a leitura da paisagem urbana? A metodologia consistiu em interpretações semióticas de pichações por meio de trabalhos de campo, análise de imagens e monumentos. Partiu-se do seguinte pressuposto teórico: muros, calçadas, fachadas, arruamentos e ritmos e fluxos urbanos apresentam imagens reveladoras das contradições sociais urbanas. As imagens representam, assim, modos diferenciados – e combativos – de se apropriar da cidade e de transformá-la em linguagem.
Palavras-chave: Propagandas. Pichações. Monumentos. Urbanejo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).