EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

IMPACTOS PEDAGÓGICOS DA FORMAÇÃO DOCENTE PELO PROGRAMA PARFOR NO MUNICÍPIO DO GUARUJÁ-SP

Autores

  • Michel da Costa UNIMES
  • Elisabeth dos Santos Tavares Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES

DOI:

https://doi.org/10.31668/revsap.v11i1.8867

Resumo

O presente estudo apresenta como objetivo abordar a temática da educação étnico-racial na inclusão no currículo da educação infantil, na perspectiva do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR. Considera-se que esta se apresenta ainda muito abrangente, conforme o documento da definição dos conteúdos mínimos a oferecer para todas as crianças em nível nacional. Por meio de entrevistas realizadas com professoras alunas do PARFOR constata-se que a temática apresenta lacunas para que a escola cumpra seu papel em trabalhar com as crianças a questão da desigualdade. A análise ao constatar a formação recebida pelas alunas, bem como a atuação delas na Educação Infantil considera que as percepções construídas pelos sujeitos da pesquisa a partir da teoria e da prática caminham além do que propõe o PARFOR.

Biografia do Autor

  • Elisabeth dos Santos Tavares, Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES

    Possui doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009), mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e graduação em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos (1975). É professora do curso de Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos, Colaboradora como Avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anysio Teixeira avaliando curso de Licenciatura em Pedagogia nas modalidades presencial e a distância e avaliação institucional. Membro do Conselho Universitário da UNIMES - CONSUN e CEPE - Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e do Colegiado dos Cursos de Licenciatura. Coordenadora do Núcleo Pedagógico de Educação a Distância da Universidade Metropolitana de Santos. Tem experiência na área de Educação Básica por mais de 25 anos e como Gestora Regional de Ensino em Santos. Realiza estudos nas seguintes temáticas: políticas educacionais, formação de professores e o uso de TICs na educação.

Publicado

2022-12-15

Edição

Seção

Artigos