EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
IMPACTOS PEDAGÓGICOS DA FORMAÇÃO DOCENTE PELO PROGRAMA PARFOR NO MUNICÍPIO DO GUARUJÁ-SP
DOI:
https://doi.org/10.31668/revsap.v11i1.8867Resumo
O presente estudo apresenta como objetivo abordar a temática da educação étnico-racial na inclusão no currículo da educação infantil, na perspectiva do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR. Considera-se que esta se apresenta ainda muito abrangente, conforme o documento da definição dos conteúdos mínimos a oferecer para todas as crianças em nível nacional. Por meio de entrevistas realizadas com professoras alunas do PARFOR constata-se que a temática apresenta lacunas para que a escola cumpra seu papel em trabalhar com as crianças a questão da desigualdade. A análise ao constatar a formação recebida pelas alunas, bem como a atuação delas na Educação Infantil considera que as percepções construídas pelos sujeitos da pesquisa a partir da teoria e da prática caminham além do que propõe o PARFOR.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).